Cotidiano

Corte Constitucional abre caminho para implementar acordo com as Farc

COLOMBIA-PEACE-FARC-GUERRILLA-CONFERENCE-AFP PICTURES OF THE YEA-GD531PF9B.1.jpgBOGOTÁ – Tema de maior preocupação entre o governo colombiano e as Farc, a implementação do acordo teve sua maior vitória nesta terça-feira: a Corte Constitucional aprovou um sistema fast track (mecanismo rápido) para acelerar a aplicação do pacto. Se a medida não fosse tomada, o acordo correria risco de não ser cumprido, já que estabeleceu prazos curtos para desarmamento dos guerrilheiros e sua anistia.

A Corte aprovou o fast track por oito votos contra um. Com a decisão de reduzir pela metade do tempo a maior parte dos trâmites legais, o presidente do Senado, Mauricio Lizcano, afirmou que é possível que a aplicação das novas leis envolvidas no pacto serão aprovada em provavelmente seis meses, como esperado por governo e guerrilha. FARC

O presidente Juan Manuel Santos já falava na terça-feira a favor do fortalecimento da presença do Estado em todo o território.

? Esta paz exige o compromisso de confrontar o flagelo do narcotráfico e acompanhar camponeses para que possam abandonar os cultivos ilícitos.

Santos recebeu no sábado o Nobel da Paz em uma cerimônia em Oslo, na Noruega. Ele aproveitou o discurso para pedir ao mundo que “repensasse” a guerra contra as drogas. Ele disse que a política de tolerância zero pode ser “ainda mais prejudicial” do que todas as outras guerras que estão sendo travadas em todo o mundo.

? Temos autoridade moral para afirmar que, depois de décadas de luta contra o narcotráfico, o mundo ainda não conseguiu controlar esse flagelo que alimenta a violência e a corrupção em toda a nossa comunidade global. Não faz sentido prender um camponês que cultiva maconha, enquanto o cultivo e o uso são legais em oito estados dos Estados Unidos, por exemplo.

Santos dedicou o título às vítimas do conflito em seu país, assim como às Forças Armadas e aos negociadores do governo e os das guerrilhas das Farc. Em seu discurso, ele também agradeceu ao apoio da comunidade internacional, em particular da Noruega, Cuba, Chile, Venezuela, Estados Unidos e União Europeia, para acabar com um conflito de mais de meio século e que matou mais de 260 mil pessoas.

? O povo da Colômbia, com o apoio de amigos em todo o planeta, está tornando possível o impossível. A guerra que causou tanto sofrimento e angústia a nossa população por todo nosso belo país acabou.