Cotidiano

Corte alemã confirma sentença de ?contador de Auschwitz?, com 95 anos

Germany Auschwitz Trial

BERLIM ? O advogado de um ex-sargento da SS, exército do governo nazista, confirmou que seu cliente, que serviu no campo de Auschwitz, teve sua senteça ratificada pela corte federal por ter sido um ?acessório? na morte de pelo menos 300 mil judeus.

Oskar Groening, hoje com 95 anos de idade, foi condenado a quatro anos de prisão por uma corte em Lueneburg no ano passado. Hans Holtermann, o advogado de Groening, confirmou a decisão da corte federal à agência de notícias ?DPA? nesta segunda-feira.

A rejeição da corte ao recurso do ex-sargento estabelece um importante precedente para promotores que buscam processar pessoas que supostamente serviram em campos de extermínio.

É a primeira vez que um recurso negado ratifica uma sentença determinada sob a lógica de que simplesmente ter servido em um campo de extermínio e, logo, ajudando-o a funcionar, é fato suficiente para condenar alguém por ser um ?acessório? às mortes ali cometidas.

Groening ficou conhecido como o ?contador de Auschwitz? por ter tido a função de documentar e confiscar os pertences das vítimas que chegavam ao campo ? contando moedas de vários países europeus, por exemplo, que ajudaram a financiar as atividades nazistas.

Seu julgamento em Lueneburg reuniu diversos sobreviventes do Holocausto. Groening já expressou publicamente arrependimento e falou abertamente de suas experiências em Auschwitz ? justificando que queria confrontar aqueles que negam o Holocausto.