Policial

Corrupção passiva e concussão: Gaeco prende 4 policiais e faz busca em 3 municípios

O delegado e o superintendente da delegacia de Guaíra estão suspensos temporariamente

Guaíra –O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, cumpriu nesta terça-feira, 30 de abril, quatro mandados de prisão preventiva em Guaíra, no Oeste do estado, e mandados de busca e apreensão em outras cinco cidades paranaenses. Foram presos preventivamente um investigador e um agente de apoio da Polícia Civil e dois agentes temporários do Departamento Penitenciário (sendo um deles também preso em flagrante por porte de munição ilegal).

O delegado e o superintendente da delegacia de Guaíra também estão suspensos temporariamente das funções por ordem judicial. A ação do Gaeco incluiu buscas em 21 locais – 15 em Guaíra e os demais em Altônia, Maringá, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Curitiba. Além dos 21 mandados, foram ainda cumpridas buscas na Delegacia de Polícia e no Setor de Carceragem de Guaíra (salas e veículos dos investigados e dos servidores, além de celas de quatro presos) e na Delegacia de Polícia de Cândido Rondon.

As investigações do Gaeco e da Promotoria de Guaíra apuram a existência de organização criminosa, em crimes de corrupção passiva e concussão, ligados a fatos como facilitação de entrada de drogas e celulares na carceragem, facilitação de vaga privilegiada para presos mediante pagamento e acobertamento de atividades criminosas. Todas as medidas foram expedidas pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Guaíra, a pedido do Ministério Público.

Suspensão da posse de arma – Também foi decretada pela Justiça a suspensão temporária de posse de arma e de aquisição e registro de arma de fogo para posse ou porte em relação às quatro pessoas presas preventivamente e ao delegado e o superintendente da delegacia de Guaíra que foram suspensos de suas funções. Foi determinada ainda a transferência de um preso que cumpria pena em Guaíra, condenado pela Justiça Federal (ex-policial civil do Mato Grosso do Sul).