Esportes

Corrida São Silvestre de 2016 tem recorde feminino

IMG-20161231-WA0007.jpgSÃO PAULO ? O intenso calor no último dia do ano não assustou os milhares de corredores da 92ª edição da tradicional corrida São Silvestre. A queniana Jemima Sumsong, campeã da maratona na Olimpíada do Rio, venceu a prova e bateu o recorde histórico ao completar a corrida em 48min35s. O melhor tempo havia sido registrado em 2011 e era de 48min48s.

Às 8h30 deste sábado, os termômetros da Avenida Paulista, onde ocorreram as largadas, já marcavam 25º. O grupo de elite feminino largou às 8h40, o grupo de elite masculino e os atletas amadores largaram às 9h. Às 8h20, os cadeirantes iniciaram a prova.

Entre atletas de elite e animados anônimos com roupas extravagantes, 30 mil pessoas se inscreveram para essa edição. Representantes de sete países participaram do grupo de elite deste ano: Brasil, Quênia, Etiópia, Tanzânia, Colômbia, Bolívia e Alemanha. As largadas e concentração ocorreram na Avenida Paulista, entre as Alamedas Rocha Azevedo e Campinas.

Como também já é tradição, há muitas pessoas com fantasias de super heróis, como o de Homem Aranha e de Mulher Maravilha. A novidade ficou por conta de um amador vestido de Aedes Aegypti, o mosquito da dengue. Mas tem também corredor vestido de índio, caveiras e até faixas com pedido de casamento.

O jejum de vitória brasileira no time feminino perdura desde 2006. A aposta do Brasil é a Joziane Cardoso, que derrotou as africanas na meia Maratona do Rio deste ano.

Já no grupo masculino, a hegemonia africana ocorre desde 2011. Em 2010, o brasileiro Marilson Gomes dos Santos ficou em primeiro lugar na corrida. Neste ano, o mineiro Giovani dos Santos, que nas últimas provas tem ficado entre os cinco primeiros, é o brasileiro com mais chance de vencer a prova. O queniano Stanley Biwott, que venceu o ano passado, é o favorito.

O trajeto deste ano teve algumas alterações. Foram incluídas, por exemplo, passagens pelo Theatro Municipal, no centro da cidade, pelo Viaduto Nove de Julho, Viaduto Jacareí e Rua Maria Paula, entre outras.

A mudança no percurso reduziu a quantidade de curvas, o que pode colaborar para a conclusão da prova mais rápida. O recorde histórico masculino é do queniano Paul Tergat (43min12s, em 1995); o feminino era da também queniana Priscah Jeptoo (48min48s, em 2011) e agora passa para Jemima.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), responsável pelo bloqueio das vias, foram necessários mais de 1.600 cavaletes, 192 faixas informativas, 39 banners de orientação aos usuários da região, 100 rolos de fita zebrada, 1.730 metros de gradis e 117 agentes trabalharão para operacionalizar o tráfego local.