Política

Corrida pelo Senado será acirrada; 1,4 mil candidatos a deputado

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial.
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial.

Curitiba – Terminou sexta-feira (5) o prazo legal para os partidos políticos e as federações partidárias realizarem convenções e escolherem seus candidatos e candidatas para disputa dos cargos nas eleições deste ano, bem como decidir sobre a formação de coligações. No Paraná, 23 partidos e três federações realizaram as convenções partidárias e definiram quem vai concorrer a governador (a) e vice-governador (a), senador (a) e respectivos suplentes, deputada e deputado federal e estadual.

Após finalizada as convenções e definidos os candidatos, os partidos ainda tem até o dia 15 de agosto para solicitarem ao o registro das candidaturas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Uma das principais disputas políticas no Paraná nas eleições de 2022 será pela única cadeira em disputa no para o Senado Federal –  e a disputa promete ser boa.

Dos candidatos, o único que deixou para a última hora a homologação da candidatura foi o veterano Alvaro Dias (Podemos), que tenta a reeleição ao cargo. Quem está iniciando na carreira política e promete levar muita preocupação aos políticos com a carreia já consolidada é o ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro (União Brasil), que aparece bem posicionado nas pesquisas eleitorais.

Outro ponto que pode pesar no momento da votação é o apoio que os candidatos receberam. O único dos postulantes com apoio oficial do presidente Jair Bolsonaro (PL) e também do governador Ratinho Junior (PSD), é Paulo Martins (PL), contudo, a candidata Aline Sleutjes (Pros), bolsonarista de carteirinha também tende a dividir os votos da base do presidente no estado. Já o candidato do PP, Guto Silva, ex-chefe da Casa Civil do Paraná e amigo pessoal de Ratinho Junior, também pode levar uma parcela dos votos da base do governador.

O MDB velho de guerra também lançou candidatura própria ao Senado e tem nome forte na disputa, o ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti (MDB). Na tarde de ontem (5), o PMN também homologou candidatura própria ao Senado. Já entre os partidos de esquerda, quatro candidatos estão na briga. Roberto França da Silva Junior (PCO), Rosane Ferreira (PT), Desirre Salgado (PDT) e o cascavelense Laerson Matias (PSOL).

Ainda no primeiro dia das convenções, a Federação composta pelo PSDB e Cidadania homologou a candidatura do ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri (PSDB) ao Senado, contudo, na tarde de ontem (5), a legenda se reuniu e acatou uma resolução da Executiva Nacional e anulou a indicação de Silvestri ao Senado, decidindo apoiar Alvaro Dias na disputa. O ex-prefeito de Guarapuava disse que tentará derrubar na Justiça a decisão da Executiva Nacional.

 

Palácio Iguaçu

A corrida eleitoral pela chave do Palácio Iguaçu tem velhos conhecidos dos Paranaenses. São nove postulantes ao cargo de governador do Paraná. O atual governador, Ratinho Junior (PSD) vai em busca da reeleição, enquanto o ex-governador e ex-senador Roberto Requião, agora no PT, tenta emplacar novamente na política, depois de não conseguir a reeleição para o Senado em 2018.

Ainda, corre por fora na disputa entre os dois, Ricardo Gomyde (PDT). Outros partidos que também lançaram candidatos ao governo do Estado foram: PMN, com Solange Ferreira Bueno, PCO, com Adriano Teixeira, Democracia Crista, com Joni Correia, PCB, com Viviane Motta, PSTU com Ivan Bernardo e PSOL, com a candidata Angela Machado.

 

Câmara Federal e Alep

Enquanto a maioria dos partidos não lançou candidaturas próprias para o Senado e a Governador, todas as siglas registraram candidatos na disputa de deputado federal e estadual.

Entre todas as candidaturas aprovadas nas convenções, são mais de 1,5 mil nomes homologados. Somente no Oeste do Paraná são mais de 50 nomes que estarão na disputa.

Na disputa por uma das cadeiras na Câmara dos Deputados, os nomes de dez cascavelenses foram homologados: Alfredo Kaefer (Pros), Nelsinho Padovani (União), Jairo Eduardo (Novo), Henrique Mecabô (Novo), Coronel Lee (DC), Hermes Parcianelo (MDB), Marlise da Cruz (PSD), Evandro Roman (PP), Adani Triches (Solidariedade) e Renato Silva (Republicanos).

Já na disputa para a Alep, são pelo menos 18 cascavelenses concorrendo: Adelino Ribeiro (PSD), Gugu Bueno (PSD), Suco (PSD), Marcio Pacheco (Republicanos) Fão (Republicanos), Pablo Jamilk (PDT), Alan Medeiros (Cidadania), Cidão da Telepar (PSB), Paulo Janke (PP), Gustavo Ferlin (PP), Saulo da Uopeccan (DC), Oziel Luiz (MDB), Joceh da Auto Escola (MDB), Marcos Oltoni (MDB), Rômulo Quintino (PL), Celso Dal Molin (PL), Paulo Porto (PT) e Professor Lemos (PT).