Esportes

Corrida no Flamengo, festa na Lapa: a nova iluminação das noites cariocas

Parque_do_Flamengo_editado.jpgOs corredores e ciclistas que agitam o público nas arenas olímpicas, competindo em algumas das modalidades mais tradicionais dos Jogos, são fonte de inspiração para centenas de atletas amadores que diariamente se exercitam no Rio de Janeiro.

Além de acompanhar de perto grandes nomes do esporte mundial nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, esses atletas anônimos têm mais um incentivo para continuar sua busca por melhores resultados: áreas icônicas da cidade ganharam uma nova iluminação.

Agora a noite vira dia e leva mais segurança graças às lâmpadas LED inteligentes. Ao todo, o Rio de Janeiro recebeu 1,6 mil equipamentos do tipo, que podem ser acesos, apagados ou ter a intensidade de luz controlada à distância pela Rioluz, empresa responsável pela iluminação da cidade. Até mesmo as lâmpadas que eventualmente precisem ser substituídas podem ser identi cadas remotamente.

– Há cinco anos, a GE desenvolve projetos para contribuir com o sucesso dos Jogos Rio 2016. Nesse período, nosso time também identificou como a cidade poderia ser mais funcional, amigável e com espaços de lazer mais bem aproveitados – explica Rafael Santana, presidente e CEO da GE para América Latina.

Veja tambémOs presentes para a cidade foram doados pela GE para renovar o Parque do Flamengo e a Lapa, espaços muito frequentados pelos moradores e visitantes.

– Não tenho dúvida de que é um ganho extraordinário para a cidade – celebra José Henrique Pinto, presidente da Rioluz.

Com a nova tecnologia, é possível aumentar e reduzir a intensidade da iluminação conforme a necessidade. A expectativa é que isso gere uma economia de 78% de energia no Parque do Flamengo e de 50% no bairro da Lapa ? nesse, mais agitado, as luzes permanecem acesas por mais tempo para que os cariocas e turistas possam aproveitar a noite toda.

Outro ganho é na redução da necessidade de substituição do equipamento: uma luminária LED tem vida útil até cinco vezes superior do que as lâmpadas comuns. A prefeitura não precisará deslocar equipes para checar o funcionamento das luminárias, pois o novo sistema avisará a Rioluz, que tomará as medidas cabíveis.

VALE SUA TORCIDA

Hoje é dia de olhar para outro lugar do Rio que também conta com iluminação LED: a Lagoa Rodrigo de Freitas. Nesta manhã, Isaquias Queiroz, que já fez história pela Canoagem Brasileira com a primeira medalha da modalidade em Jogos Olímpicos, entra na água novamente para a nal na categoria C1 200m. Os cariocas já conhecem o brilho do LED na Lagoa, que hoje o mundo veja como ela também fica linda dourada.