Cotidiano

Correntes petistas mantêm divergência e Lula faz apelo por unidade

SÃO PAULO – Após mais de cinco horas de reunião nesta quinta-feira, integrantes do diretório nacional do PT não chegaram a um acordo sobre a forma como o partido deve escolher a sua nova direção. Presente ao encontro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a fazer um apelo pela unidade interna, diante do impasse entre as correntes da legenda.

O partido fará um congresso, provavelmente em março do ano que vem, para escolher os seus novos dirigentes e definir sua forma de atuação após a derrota nas eleições municipais. Há divergência, porém, sobre a forma de escolher os delegados para esse congresso. O movimento Muda PT, que reúne cinco correntes de esquerda da sigla, defende que sejam realizados congressos municipais para escolher os delegados dos congressos estaduais, que, por sua vez, definiriam os delegados do congresso nacional. Já a CNB, grupo majoritário que comanda a legenda, quer a realização de eleições diretas entre filiados para definir os delegados.

Durante esta quinta-feira, cerca de 30 integrantes do diretório discursaram em defesa das duas propostas. Ao final do dia, ainda restavam 27 inscritos para falarem nesta sexta-feira. Foi aí que Lula fez o seu apelo e disse que os argumentos eram repetitivos:

? Não adianta continuar discutindo. Ninguém mais vai ter argumento para convencer o outro. Vocês que se entendam e cheguem a um acordo – disse Lula, segundo participantes do encontro.

Se não houver acordo, a questão deve ser decidida por voto, na manhã desta sexta-feira. A CNB tem maioria para aprovar a sua proposta. Integrantes do campo majoritário acusam os integrantes do Muda PT de baterem o pé por sua posição para ter uma justificativa para deixar a legenda. Apesar de minoritário no diretório nacional, com cerca de 30% dos representantes, o movimento formado pelas correntes de esquerda conta com apoio de cerca de 35 dos 58 deputados da bancada federal da sigla.

O secretário-geral do PT, Romênio Pereira, da corrente Movimento PT, aliada da CNB, acusou integrantes do Movimento PT de não aceitarem negociar uma posição intermediária sobre a forma de escolher os delegados para terem justificativa para deixar o partido.

? É como naquela música do Tim Maia: Me dê Motivo.