Saúde

“Corremos o risco real de termos vacina e não termos agulhas e seringas”, alerta Conselho de Secretários de Saúde

Ministério da Saúde conseguiu comprar apenas 2,4% das seringas em licitação

“Corremos o risco real de termos vacina e não termos agulhas e seringas”, alerta Conselho de Secretários de Saúde

O presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Carlos Eduardo Lula, disse nesta quarta-feira (30) que é preocupante o fracasso na compra de seringas e agulhas para a vacinação contra a covid-19 e que o País corre “risco real” de ter a vacina e não ter agulha suficiente para vacinar a população.

No pregão realizado ontem, o ministério só conseguiu garantir 7,9 milhões de unidades enquanto buscava comprar 331,2 milhões. Houve vencedor em apenas um dos quatro itens da concorrência, e, mesmo assim, o fornecedor se comprometeu apenas com uma entrega parcial dos itens.

“Corremos o risco real de termos vacina e não termos agulhas e seringas suficientes. O Ministério tem de urgentemente reunir a indústria nacional para saber como proceder. Sob pena de medidas drásticas serem tomadas, como a requisição administrativa ou a proibição de exportação dos estoques no Brasil”, aconselha.

No Paraná, o governo do Estado garantiu, ainda no início do mês, que tem insumos suficientes para iniciar a vacinação tão logo haja vacina autorizada pela Anvisa e assim que o Ministério da Saúde liberar a campanha nacional.

As informações são do Jornal O Globo. 

Leia também: 

Paraná está preparado para a vacinação, afirma governador

Reunião técnica alinha logística da vacina para a covid-19