Policial

Correção: Integrante de torcida organizada segue preso em Curitiba

 

O rapaz de 24 anos que foi preso em flagrante suspeito pelo crime de tentativa de homicídio contra um torcedor do Corinthians, na manhã de domingo (18), no bairro Alto da Gloria, em Curitiba, segue atrás das grades. A detenção havia sido realizada em flagrante por uma equipe policial da Demafe (Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos).

Em uma rápida ação, a polícia prendeu o rapaz no meio de uma torcida organizada do time do Coritiba, ainda durante o primeiro tempo da partida, iniciada às 11h. O homem preso é apontado pela polícia como o principal suspeito pelo crime.

O preso foi identificado como João Carlos de Paula, integrante da torcida organizada Império Alviverde. De Paula não possuía antecedentes criminais e responderá pelo crime de tentativa de homicídio, cuja pena varia de oito a 20 anos de prisão. Ele aguarda à disposição da Justiça.

 

IMAGENS

"Ele aparece nas imagens analisadas pela equipe da Demafe desferindo golpes com os pés contra a cabeça da vítima, um homem de 29 anos, que estava caída no chão e não pode se defender", falou o delegado responsável pelas investigações, Clóvis Galvão.

O delegado acrescentou que, a partir do cadastro já disponível na Demafe, foi possível a rápida identificação do responsável pelas agressões.

 

CONFISSÃO

De acordo com a polícia, a vítima desceu do ônibus, que estava estacionado ao lado do Estádio Major Antônio Couto Pereira, com a intenção de confrontar a torcida organizada adversária, quando foi alcançada pelos rivais e agredida.

Na delegacia, o suspeito confessou a autoria do crime. Há, pelo menos, outros sete agressores. Na sequência das investigações eles serão identificados e indiciados no inquérito policial já instaurado.

 

ORGANIZAÇÃO

O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita, ressaltou o trabalho prévio desencadeado pelas forças policiais a cada jogo. “É feito um rigoroso planejamento preventivo e ostensivo. A Polícia Militar é responsável pela interlocução com todas as torcidas organizadas, que são recebidas em pontos pré-determinados na capital, escoltadas e desembarcadas no estádio”, afirma.

Para o jogo de domingo foram cerca de 50 os ônibus da torcida visitante. “Entretanto, três ônibus e uma van do Corinthians não acataram as ordens e fizeram um trajeto diferente do que havia sido acordado com a polícia, desembarcando muito próximo da torcida rival”, disse Mesquita. Ainda segundo o secretário, a troca de informações com a polícia de São Paulo, a respeito das torcidas, foi intensificada.

Já outros 38 ônibus vindos de São Paulo e outros oito coletivos de torcedores corintianos de Curitiba tiveram escolta da PM e chegaram ao estádio sem imprevistos, segundo informações do comandante do 12º Batalhão da PM, tenente-coronel Wagner Lúcio dos Santos.

 

REGISTROS

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram seis os feridos atendidos no domingo, relacionados ao jogo de futebol. A orientação é que essas pessoas procurem a Polícia Civil para prestar queixa, diretamente na sede da Demafe ou pelo telefone (41) 3326-3600.

Por posse de drogas para consumo, outras três pessoas encaminhadas para a delegacia. O trio assinou termo circunstanciado e foi liberado.