Esportes

Corpos de dez brasileiros vítimas do voo da Chapecoense são liberados

Tragédia Chapecoense – dia 3

MEDELLÍN – Os 71 corpos dos mortos na tragédia da queda do avião da Chapecoense já foram identificados no Instituto Médico Legal de Medellín, na Colômbia. De acordo com informações divulgadas pela prefeitura de Medellín e pela Embaixada Brasileira pelo menos 10 corpos de brasileiros já foram liberados, assim como outros quatro de bolivianos e um de uma vítima venezuelana.

Alguns caixões já estavam prontos para serem levados para o Brasil. Segundo o embaixador Julio Bitelli disse que as autoridades esperam fazer o traslado dos corpos para o Brasil no final desta noite ou no início da manhã desta sexta-feira por volta das 8h. A identificação foi feita visualmente e por meio de impressões digitais.

– O processo de preparação e liberação dos corpos está em evolução. O importante é dizer que estamos trabalhando para que isso já seja finalizado hoje (nesta quinta-feira) – disse o embaixador que presta auxílio às famílias das vítimas com trâmites burocráticos.

A logística do transporte dos cadáveres deve ser feita por três aviões hércules da Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves já estão abastecidas em Manaus aguardando uma sinalização das autoridades colombianas.

201612011358174266.jpg-G2H31A6NA.1.jpg

O voo com 56 corpos deve levar quatro horas de Medellín até a conexão em Manaus, onde a parada seria feita só para abastecimento. De lá, o avião partiria para Chapecó por mais cerca de seis horas de voo.

Outros oito corpos de jornalistas da Rede Globo devem ser levados ao Brasil em outra aeronave. Além de brasileiros, há entre os mortos cinco bolivianos, um paraguaio e um venezuelano.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, disse que irá a bordo de um dos aviões da FAB acompanhando o traslado. Buligon informou que assim que houver a liberação de todos os cadáveres, há um acerto com as autoridades colombianas para que ocorra um cortejo pelas ruas de Medellín até o aeroporto internacional de Rionegro. O mesmo expediente deve ser adotado em Chapecó.

– A nossa expectativa é que estejamos saindo daqui de Medellín com os corpos até amanhã (esta sexta-feira) para estarmos em Chapecó no mais tardar no sábado – disse o prefeito.