Cotidiano

Corpo do Shimon Peres chega ao parlamento israelense

O corpo do ex-presidente de Israel, Shimon Peres, chegou no início da manhã desta quinta-feira ao parlamento israelense onde ficará ao longo do dia para receber as últimas homenagens. O caixão foi carregada por membros da guarda Knesset.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente Reuven Rivlin colocaram coroas de flores sobre o caixão de Shimon na praça do parlamento em uma rápida cerimônia sem discursos. O presidente da Câmara do país também estava presente.

Dezenas de líderes mundiais, incluindo o presidente americano Barack Obama, são esperados para assistir ao funeral de Shimon Peres. Além do líder americano, estarão presentes o presidente da França, François Hollande, a chanceler alemã, Angela Merkel, o príncipe Charles, do Reino Unido, e outras autoridades e chefes de Estado.

Peres morreu na madrugada desta quarta-feira aos 93 anos em um hospital da região de Tel Aviv, onde estava internado desde o início do mês depois de sofrer um acidente vascular cerebral.

Com ele desaparece o último integrante da geração dos pais fundadores do Estado de Israel e um dos principais artífices dos acordos de Oslo, que estabeleceram as bases para a autonomia palestina nos anos 90 e lhe valeram o Nobel da Paz.Peres ganhou o prêmio em 1994 junto com Yitzhak Rabin e Yasser Arafat ?por seus esforços a favor da paz no Oriente Médio?.

A morte de Peres coincide com um período sombrio no processo de paz entre israelenses e palestinos, pelo qual tanto lutou: não há perspectiva de solução à vista e a ideia de que os Acordos de Oslo estão sepultados ganha força.