Cotidiano

Corpo do dono do hotel Emiliano será velado e cremado neste sábado em SP

SÃO PAULO – O corpo do empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, dono do hotel Emiliano, será velado e cremado neste sábado em São Paulo. Filgueiras viajava com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e mais três pessoas em seu avião que caiu em Paraty na última quinta-feira.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Grupo Emiliano informou que o velório do empresário será a partir das 15h30 no crematório municipal Doutor Jayme Augusto Lopes, na Vila Alpina, zona leste da capital paulista. A cerimônia está marcada para as 20h.

Filgueiras tinha 69 anos e deixa quatro filhos. Ele e o ministro Teori Zavascki se conheceram quando a mulher do magistrado, Maria Helena Marques de Castro Zavascki, passou por um tratamento de câncer em São Paulo. Ela faleceu em 2013.

A marca Emiliano é considerada pioneira no Brasil do conceito de hotel-butique, com poucos apartamentos, mas todos requintados. Na década de 90, o primeiro Hotel Emiliano foi inaugurado na Rua Oscar Freire, um dos quadriláteros mais caros de São Paulo, em parceria com o cantor Roberto Carlos. As suítes são decoradas com objetos de designers renomados e fogem do estilo dos grandes hotéis cinco estrelas.

Além do ministro do STF e do empresário também morreram na queda do avião bimotor o piloto Osmar Rodrigues, a massoterapeuta Maíra Panas, de 23 anos e a mãe dela, a professora Maria Hilda Panas, de 55. As duas viajavam a convite do empresário. Segundo a nota que foi divulgada pelo Grupo Emiliano, Maíra prestava serviços para Filgueiras, que tinha problemas no ciático.

O corpo de Teori é velado na manhã deste sábado no plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. O local do velório foi um pedido da família Zavascki. Embora tenha nascido em Faxinal dos Guedes (SC), o ministro do STF fez carreira e formou sua família na capital gaúcha. O enterro está marcado para as 18h no cemitério Jardim da Paz, também em Porto Alegre.