Cotidiano

Corpo de Teori Zavascki é velado em Porto Alegre

PORTO ALEGRE ? O corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki é velado desde as 9h deste sábado na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. Pela manhã, a cerimônia foi reservada para amigos e familiares. O velório será aberto ao público, a partir das 11h. O sepultamento está marcado para as 18h no Cemitério Jardim da Paz, também na capital gaúcha. Diversas autoridades devem prestar sua última homenagem ao ministro, que morreu junto com mais quatro pessoas em um acidente aéreo em Paraty na quinta-feira.

A presidente do STF, Carmen Lúcia, chegou a Porto Alegre no fim da tarde de sexta e se reuniu com os filhos de Teori. A presidente do STF aguardou a chegada do corpo de Teori ao lado da família do ministro na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

Assim como colegas de Teori no Supremo, o juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato, antecipou a volta das férias para ir a Porto Alegre. Moro e o desembargador João Pedro Gebran Neto chegaram ao velório por volta das 10h. O presidente Michel Temer deve chegar ao velório no fim da tarde.

O corpo de Teori é velado no plenário do TRF-4, prédio que ele inaugurou em 2002 quando presidiu o órgão. O local do velório foi um pedido da família Zavascki. Embora tenha nascido em Faxinal dos Guedes (SC), o ministro do STF fez carreira e formou sua família na capital gaúcha.

Metade dos ministros do Supremo confirmaram presença no velório: a presidente da Corte, Cármen Lúcia, que já está em Porto Alegre, e os ministros Gilmar Mendes, que deixou Lisboa na manhã de sexta-feira; Dias Toffoli, que volta das férias em Londres; Ricardo Lewandowski, que sairá de São Paulo; e Edson Fachin.

Não irão à cerimônia Rosa Weber, em viagem a Madri; Celso de Mello, que está impossibilitado, segundo o gabinete; Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, ambos em viagem nos Estados Unidos; e Marco Aurélio, que também está viajando.