Cotidiano

Corpo de segunda vítima é encontrado a 100 quilômetros do local do acidente

Acidente ocorreu na quinta-feira e atingiu vila de 492 moradores

Belo Horizonte – Os bombeiros de Minas Gerais confirmaram na tarde de sexta-feira (6) a segunda morte causada pelo rompimento de duas barragens de uma mineradora em Bento Rodrigues, um subdistrito de Mariana.

O corpo da vítima foi encontrado na cidade de Rio Doce, a cerca de 100 quilômetros do local onde ocorreu o acidente na Samarco, empresa responsável pela barragem de contenção de rejeitos. Os bombeiros ainda não confirmaram o sexo nem a idade da vítima.

No momento da ruptura da barragem, um funcionário da empresa Samarco morreu no local após sofrer uma parada cardíaca. Há ao menos 25 pessoas desaparecidas depois que um “tsunami” de lama destruiu centenas de casas do subdistrito, de 492 moradores. Um carro chegou a parar em cima de um muro com a força da lama.

Um ginásio esportivo e o prédio de um colégio foram preparados com colchões e roupas doadas para receber os desabrigados.

O acidente ocorreu por volta das 15h30 de quinta-feira (5) na vila que tem 121 casas e 492 moradores. De 25 a 30 funcionários estavam no local.

Segundo Sérgio de Moura, diretor do Metabase – sindicato dos trabalhadores na indústria de mineração de Mariana -, a Samarco disse que houve abalos sísmicos na região às 14h. O observatório da USP registrou, a 22 quilômetros do local, tremor de 2,55 na escala Richter, mas considerado de baixo impacto – com até 3 na escala, nem costuma ser sentido pelas pessoas. O rompimento ocorreu uma hora e meia depois.

O Ministério Público de Minas Gerais abriu inquérito, conduzido por cinco promotores, para apurar as causas e responsabilidades.