Cotidiano

Corpo de PM morto no Jacarezinho será enterrado em Sulacap

sargento-pm-morto-jacarezinho.jpgRIO – O corpo do sargento Ericson Gonçalves do Rosário, de 34 anos, será enterrado na tarde desta sexta-feira no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. O PM, que era lotado na UPP de Manguinhos, morreu nesta quinta-feira ao ser atacado por traficantes no interior da Favela do Jacarezinho. O militar estava dentro dentro de um carro da UPP, quando foi atingindo.

De acordo com a corporação, bandidos que estavam no alto de uma fábrica abriram fogo contra um comboio de PMs, que estavam em vans da corporação, que fazia uma operação conjunta com homens da UPP do Jacarezinho. O grupo de policiais checava uma informação anônima quando foi atacado. A emboscada foi próximo à Cidade da Polícia.

Ericson chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Quinta Dor, em São Cristóvão, mas não resistiu aos ferimentos. Ele morreu durante atendimento na unidade hospitalar.

O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, lamentou a morte do militar:

? O sargento Ericson Rosário foi vítima de um ato de terrorismo. Uma torpe emboscada sem chance de defesa. O objetivo destas tocaias praticadas em comunidades, onde se busca um projeto de paz, é criar a cultura do terror, do medo. Estas tocaias devem ser tratadas como terrorismo, pois atentam contra a vida, contra as instituições e contra o Estado. Rendo minhas homenagens ao policial e ao comerciante mortos neste brutal ataque. Não descansaremos até a prisão dos culpados. Não é possível que alguém que mate um policial ou invada um hospital com granada tenha direito à progressão de regime. É preciso recuperar o caráter exemplar e pedagógico da Lei, que, infelizmente, não é mais temida pelo crime ? disse Beltrame.

Em nota, o comando das UPPs informou que equipes das duas UPPs estavam checando denúncias na localidade conhecida como Garganta, divisa entre as comunidades, quando foram atacados por criminosos que estavam posicionados em um telhado de uma fábrica. Houve confronto.

Segundo o comunicado, o sargento Ericson era casado e não tinha filhos. Ele estava na corporação há 14 anos. Um homem que estava próximo ao local também foi atingido e levado por policiais do 3º BPM (Méier) para o Hospital municipal Salgado Filho, no Méier.

O comandante geral da PM determinou a realização de operação policial na comunidade do Jacarezinho, com o apoio do Comando de Operações Especiais (COE), por tempo indeterminado, com o objetivo de capturar os criminosos que cometeram essa ação.

Ainda segundo a nota, ?a Polícia Militar lamenta a perda do combatente que morreu em defesa da sociedade e está solidária e prestando toda assistência à família. O policial será enterrado com todas as honras militares?.