Saúde

Coronavírus em Boa Vista: paciente se tratava em Cascavel

Segundo o Secretário de Saúde, diversas ações municipais estão sendo tomadas desde quando o novo coronavírus começou a espalhar-se mundialmente

Coronavírus em Boa Vista: paciente se tratava em Cascavel

Município distante cerca de uma hora de Cascavel, Boa Vista da Aparecida tem um caso de infecção pelo novo coronarívus. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (23) pelo secretário municipal de saúde, Rildo Peloso, que já tomou as medidas previstas pelos governos federal e estadual.

“Já comunicamos a 10ª Regional de Saúde e o paciente segue o protocolo de isolamento domiciliar”, disse Rildo, sem detalhar idade nem gênero da pessoa infectada. “Esses detalhes deverão ser divulgados no boletim estadual”, limitou-se a dizer.

Entretanto, confirmou se tratar de uma pessoa que realiza tratamento de saúde em Cascavel, sem detalhar, também, que tipo de atendimento a pessoa necessita nem onde o realiza e quando esteve pela última vez na cidade, distante 75 quilômetros de Boa Vista da Aparecida e referência hospitalar na região oeste do Paraná.

Rildo disse ainda que diversas ações municipais estão sendo tomadas desde quando o novo coronavírus começou a espalhar-se mundialmente. “Por decreto, impusemos barreiras sanitárias no município e decidimos fazer a vacinas [sazonais, como a da gripe] a domicílio, além de termos solicitado às pessoas que não saíssem de casa. Agora, estamos estudando fechar o comércio”, diz o secretário municipal de saúde.

10ª Regional diz desconhecer o caso

Órgão que descentraliza as ações da Secretaria Estadual de Saúde e responsável pela jurisdição de Boa Vista da Aparecida, a 10ª Regional de Saúde, em Cascavel, diz desconhecer o caso de covid-19 (doença transmitida pelo novo coronavírus) em Boa Vista da Aparecida.

Segundo a Regional, dificilmente um caso confirmado chegará até ela: “Casos confirmados só são confirmados por laboratórios privados credenciados pela Secretaria Estadual de Saúde ou pelo Laboratório Central do Estado. Ou seja, Boa Vista não tem condições de confirmar caso, o que podem fazer é mandar casos suspeitos para a coleta [de materiais para exames]”.