Cotidiano

Cores para orientar

Os novos terminais de transbordo de Cascavel possuem cores distintas e são assim para facilitar a identificação das linhas. “Cada um tem uma cor, a ideia é que as pessoas comecem a associar as linhas com as cores dos terminais” comenta o secretário de Planejamento de Cascavel, Fernando Dillemburg.

Provavelmente nas laterais, perto da porta dianteira dos ônibus, serão colocadas uma faixa com a cor do terminal correspondente. “Queremos criar uma situação que as pessoas não precisem ler, que visualmente já identifiquem o terminal para o qual o ônibus vai”, enfatiza.

Hoje, conforme os projetos, o Terminal Leste é azul, o Nordeste será vermelho, o Oeste possuirá a cor verde e o Sudoeste será amarelo. Lembrando que o Leste está pronto e os demais terminais estão em construção e ou aguardando a liberação oficial. Somente o Terminal Sudoeste será executado por uma empresa diferente, a N. Dalmina Construções, já as demais obras foram e estão sendo dirigidas pela Costa Oeste Construções.

Dillemburg diz que o sistema será de simples entendimento para os usuários e com o tempo tudo vai ser acertar. “O sistema vai ser simples, com o tempo todos vão começar a associar as linhas com seus terminais pelas cores”.

Orientação

O secretário diz que para divulgar as cores, provavelmente será lançada uma campanha quando os terminais entrarem em operação. Serão usados panfletos, anúncios na televisão e pessoas orientando a população nos primeiros dias de funcionamento do novo sistema.

Início

De acordo como vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Jorge Lange, o início da operação dos novos terminais deve acontecer no final do próximo ano ou início de 2019. “Vamos tentar ao mínimo possível estender esse prazo, para o sistema começar a funcionar”, afirma.

As obras fazem parte do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado), maior programa de mobilidade urbana da história de Cascavel e tem recursos financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Saiba onde os novos terminais estão localizados:

Terminal Leste: Jardim Gramado, Bairro São Cristóvão

Terminal Nordeste: Bairro Brasmadeira

Terminal Oeste: Centro

Terminal Sudoeste: Jardim Santo Onofre, Bairro Santa Cruz.