Cotidiano

Coreia do Sul denuncia participação de ministros norte-coreanos em morte de Kim Jong-nam

65379761_FILE - In this May 4 2001 file photo a man believed to be Kim Jong Nam the eldest son of th.jpgSEUL – O assassinato do meio-irmão de Kim Jong-Un, líder norte-coreano, foi organizado por membros dos ministérios de Segurança e de Relações Exteriores da Coreia do Norte, segundo indicaram parlamentares em nome da agência de inteligência da Coreia do Sul.

Entre os oito suspeitos da morte estariam quatro funcionários do ministério de Segurança e dois da pasta de Relações Exteriores, de acordo com os parlamentares sul-coreanos.

Representantes dos Estados Unidos e da Coreia do Sul já haviam afirmado que Kim Jong-nam foi assassinado por agentes norte-coreanos no aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia, no último dia 13. No entanto, a Coreia do Norte ainda não reconheceu a morte do meio-irmão de seu líder.

Kim Jong-nam foi atacado por pessoas que esfregaram em seu rosto o agente neurotóxico VX, um químico capaz de matar em poucos minutos e que é catalogado pelas Nações Unidas como um arma de destruição em massa.