Cotidiano

Coreia do Sul adverte que Coreia do Norte pode tentar matar desertores

SEUL ? A Coreia do Sul advertiu neste domingo que a Coreia do Norte poderá tentar matar os desertores que fogem a Seul. Segundo o governo sul-coreano, esta seria uma possível resposta às recentes deserções de funcionários de alto nível. As declarações acontecem às vésperas de manobras conjuntas de Estados Unidos e Coreia do Sul, que geram todos os anos um aumento da tensão na península coreana.

? É altamente provável que a Coreia do Norte realize várias ações para prevenir futuras deserções ou qualquer agitação na população ? afirmou uma fonte do Ministério sul-coreano da Unificação, citando possíveis assassinatos de ativistas de direitos humanos ou de desertores.

A fonte do Ministério, que pediu para não ser identificado, disse aos jornalistas que a deserção anunciada na semana passada do número dois da embaixada da Coreia do Norte na Grã-Bretanha, Thae Yong-Ho, colocou o regime comunista numa “situação muito difícil”.

? Dado o caráter de (dirigente norte-coreano ) Kim Jong Un, a situação é muito perigosa ? afirmou.

No sábado, Pyongyang afirmou que Thae Yong-Ho é responsável por múltiplos crimes ? incluindo ter recebido grandes somas de dinheiro, estupro a uma menor de idade e espionagem em favor de Seul. O governo norte-coreano ordenou que ele retorne ao país para ser interrogado, segundo a imprensa estatal. Na sua primeira resposta oficial à deserção do diplomata, o governo chamou Thae Yong-Ho de “escória humana”.