Cotidiano

Coreia do Norte simula ataque a palácio presidencial do Sul

north-korea-drill.jpgSEUL – Sob o olhar atento e risos do líder Kim Jong-un, soldados norte-coreanos fizeram um exercício militar simulando um ataque ao palácio presidencial do vizinho do Sul. O episódio fez Seul advertir Pyongyang contra uma possível provocação.

De acordo com a agência estatal KCNA, Kim acompanhou o exercício conferindo “a destruição de alvos específicos do inimigo”.

Imagens do teste foram divulgadas pela agência, mostrando militares em paraquedas atacando um modelo da Casa Azul, sede do governo vizinho.north-korea-drill2.jpg

? Muito bom. As tropas do inimigo não terão espaço para se esconder, londe de qualquer contra-ataque ? disse Kim, citado pela KCNA.

Em nota, o Exército da Coreia do Sul “condenou fortemente” o exercício, advertindo que poderiam haver “consequências fatais” para o Norte se o país fosse provocado.

O premier Hwang Kyo-Ahn, que assumiu interinamente a Presidência após a aprovação do impeachment da presidente Park Geun-Hye, fez uma reunião de emergência para avaliar um aumento da vigilância.