Cotidiano

Coreia do Norte falha em lançamento de novo míssil de 3.500 km

NORTHKOREA-MISSILE_-GID2PD0GV.1.jpg

SEUL – A Coreia do Norte fez um novo teste com um míssil de médio alcance, com disparo de sua costa Leste na manhã desta quarta-feira (horário local), anunciou a Defesa sul-coreana. Os EUA também detectaram um lançamento e afirmaram que a tentativa foi aparentemente fracassada. De acordo com as fontes militares, o projétil seria o novo e poderoso Mussudan. míssil & coreia

Segundo as fontes militares americanas e sul-coreanas, o modelo utilizado poderia viajar a uma distância de 3.500 quilômetros, o que ameaça as bases dos EUA na Ásia e no Pacífico.

O ministério sul-coreano disse que, a exemplo das últimas três tentativas de lançamento dos Mussudan, este disparo também deu sinais de fracasso. Os demais explodiram logo após serem lançados ou caíram em áreas próximas.

A agência estatal de notícias norte-coreana, a KCNA, divulgou imagens em abril do míssil supostamente sendo disparado, mas não houve na época confirmação de que o disparo tivesse sido exitoso.

Autoridades japonesas e sul-coreanas declararam na terça-feira que o Norte preparava o teste do novo míssil. A tensão na região está alta desde que a isolada Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear em janeiro e em seguida um lançamento de satélite e testes de lançamento de vários mísseis. O Japão colocou suas forças antimísseis balísticos em estado de alerta várias vezes neste ano após detectar sinais de lançamento de mísseis.

O Ministério das Relações Exteriores sul-coreano havia dito mais cedo que, se o vizinho comunista fosse adiante com um lançamento, estaria violando resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) mais uma vez e desafiando alertas reiterados da comunidade internacional.

“Isso irá isolar ainda mais o Norte da comunidade internacional”, afirmou o porta-voz do ministério, Cho June-hyuck, em comunicado.