Cotidiano

Coreia do Norte envia diplomatas à Malásia para retirar corpo

65483337_Former North Korean deputy ambassador to the United Nations Ri Tong Il R addresses journali.jpgKUALA LUMPUR ? A Coreia do Norte enviou uma delegação com funcionários de alto escalão do governo para retirar o corpo de Kim Jong-nam, meio-irmão do líder norte-coreano, Kim Jong-un. A informação foi revelada nesta terça-feira pelo embaixador da Coreia do Norte nas Nações Unidas, Ri Tong Il, um dos membros da delegação. Links Jong-nam

Os diplomatas viajaram à Malásia para reaver os restos mortais de Kim Jong-nam, assassinado na Malásia no último dia 13, além de liberar um norte-coreano detido por suspeita de envolvimento no caso.

A Malásia já havia confirmado que o cidadão norte-coreano assassinado com o agente neurotóxico VX era Kim Jong-nam, mas a Coreia do Norte identificou a vítima apenas como um cidadão com passaporte diplomático.

As relações diplomáticas entre os dois países, aliás, ficou estremecida após o episódio. Pyongyang se opôs que funcionários da Malásia fizessem procedimentos como até mesmo a autópsia do corpo, enquanto Kuala Lumpur resistiu a entregar o restos mortais sem provas como um exame de DNA e a identificação de um parente próximo.

No entanto, de acordo com Ri, a delegação buscará também o “desenvolvimento de relações amigáveis” entre a Coreia do Norte e a Malásia.