Cotidiano

Coreia do Norte diz que não aceitará 'chantagem nuclear' dos EUA

PYONGYANG ? A Coreia do Norte disse neste sábado que não será submetida à “chantagem” nuclear dos Estados Unidos. Na véspera, Pyongyang provocou gerou alarme na comunidade internacional ao conduzir seu quinto e mais potente teste nuclear. O ensaio foi duramente criticado por líderes de diversos países, e o Conselho de Segurança da ONU prometeu trabalhar imediatamente em uma resolução de resposta.

“Já passou o tempo em que os Estados Unidos poderiam fazer chantagens nucleares unilaterais contra a RPDC (República Popular e Democrática da Coreia)”, afirmou o jornal estatal Rodong Sinmun.”O governo dos Estados Unidos está indignado com as fortes medidas militares que a RPDC tem adotado de forma progressiva”.

O jornal, citado pela agência oficial KCNA, também atacou a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, que foi chamada de “suja prostituta” das forças estrangeiras.

“A RPDC não mudará sua posição, apesar desta empregada dos colonos americanos e suja prostituta das forças estrangeiras Park Geun-Hye fazer este escândalo”, escreveu o Rodong.

O comentário veio em resposta à condenação da presidente sul-coreana aos mais recentes lançamentos de mísseis balísticos de Pyongyang durante um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

CONDENAÇÃO MUNDIAL

O quinto teste nuclear norte-coreano, o mais potente executado até hoje pelo regime, de acordo com Seul, foi condenado pelas potências mundiais. O Conselho de Segurança da ONU decidiu na sexta-feira preparar uma nova série de sanções contra Pyongyang.

“O Conselho de Segurança condena fortemente o teste e começará a trabalhar imediatamente em uma resolução em resposta”, indicou a entidade em nota, na qual afirma que o caso deve levar a uma resposta que envolva novas sanções.

A China e a Rússia, consideradas aliadas do Norte, também se somaram aos apelos do Conselho. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ao grupo de 15 membros para “permanecer unido e tomar medidas urgentemente para quebrar a aceleração da escalada espiral”.

A declaração qualifica o último teste atômico norte-coreano de “violação flagrante” das resoluções da ONU e “ameaça evidente à paz e à segurança internacionais”.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que quaisquer ações provocativas de Pyongyang terão sérias consequências. O chefe da Casa Branca foi informado a bordo do Air Force One pela sua assessora de segurança nacional, Susan Rice, sobre as atividades sísmicas relatadas próximo ao local de testes nucleares na Coreia do Norte.

“Os Estados Unidos não aceitam, e nunca aceitarão, a Coreia do Norte como um Estado nuclear”, disse Obama em comunicado. “O teste nuclear de hoje, uma violação flagrante de múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU, deixa claro o desrespeito da Coreia do Norte pelas normas e padrões internacionais e demonstra que o país não tem interesse em ser um membro responsável da comunidade internacional”. Info – Teste nuclear Coreia do Norte 9/9

O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, expressaram preocupação com o novo teste nuclear.

Já Park Geun-hye, que estava no Laos após uma cúpula de líderes asiáticos, disse que Kim está mostrando um “atrevimento maníaco” ao ignorar completamente os pedido internacionais para abandonar a busca por armamentos nucleares. Ela afirmou que o este nuclear representa uma clara violação às resoluções do Conselho de Segurança da ONU e é um desafio direto à comunidade internacional.

A China, principal aliada norte-coreana, disse ser terminantemente contrária ao teste. O país exortou Pyongyang a parar de adotar quaisquer ações que agravem tensões, prometendo apresentar um protesto à embaixada norte-coreana em Pequim.China e Coreia do Sul condenam teste nuclear da Coreia do Norte

O porta-voz do governo do Japão Yoshihide Suga indicou que vai considerar novas sanções unilaterais contra a Coreia do Norte:

? O desenvolvimento nuclear da Coreia do Norte é uma grave ameaça para a segurança do Japão ? disse Suga, em entrevista coletiva.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Yukiya Amano, ressaltou que o episódio representa uma violação clara de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU e das exigências da comunidade internacional contra os ensaios.

Ele disse ainda que a agência da ONU está pronta para verificar as ações do programa nuclear norte-coreano assim que houver um acordo sobre o tema entre os países envolvidos.

A explosão, na comemoração dos 68 anos da fundação da Coreia do Norte, foi mais poderosa que a bomba detonada em Hiroshima, de acordo com estimativas. Em uma breve transmissão especial da TV estatal KCTV, a apresentadora Ri Chun-hee disse que a detonação foi realizada “com sucesso”.