Cotidiano

Coreia do Norte chama de 'risíveis' pedidos por sanções após teste nuclear

201609060830122724_AFP.jpg SEUL ? A Coreia do Norte chamou neste sábado de “risíveis” os pedidos por mais sanções contra o país, que realizou na sexta-feira seu quinto e maior teste nuclear. O governo norte-coreano, liderado por Kim Jong-Un, prometeu continuar fortalecento seu poder nuclear, apesar da condenação mundial ao ensaio. O Conselho de Segurança da ONU se reuniu a portas fechadas e prometeu trabalhar em uma resolução de resposta à ofensiva de Pyongyang. coreiadonorte

“O fato de o grupo de Obama estar correndo por aí e falando de sanções sem nenhum significado até hoje é altamente risível, quando a sua política de ‘paciência estratégica’ está completamente desgastada”, disse a agência estatal da Coreia do Norte, citando autoridades locais. “Como deixamos claro, as medidas para fortalecer nosso poder nuclear nacional em qualidade e quantidade vai continuar a proteger nossa dignidade”.

Também neste domingo, um enviado especial dos EUA se reuniu com autoridades japonesas. Após o encontro, disse que a Casa Branca poderá lançar sanções unilaterais contra a Coreia do Norte, reiterando o discurso do presidente americano, Barack Obama, de sexta-feira. Ele disse que os EUA jamais reconhecerão a Coreia do Norte como um Estado nuclear ? uma reivindicação reforçada hoje pelo governo norte-coreano.

Em uma reunião convocada após o teste nuclear, o Conselho de Segurança da ONU denunciou o ensaio de Pyongyang e afirmou que começaria a trabalhar em novas resoluções. Os EUA, o Reino Unido e a França pediram que um órgão de 15 membros imponha novas sanções.

Após conversar com a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, Obama disse que os países concordaram e trabalhar para reforçar as medidas atuais e adicionar novas e significativas sanções à Coreia do Norte.

? Nós vamos trabalhar muito de perto no Conselho de Segurança e além para criar a medida mais forte possível contra as recentes ações da Coreia do Norte ? disse o enviado dos EUA, Sung Kim, no domingo.

A explosão, na comemoração dos 68 anos da fundação da Coreia do Norte, foi mais poderosa que a bomba detonada em Hiroshima, de acordo com estimativas. Em uma breve transmissão especial da TV estatal KCTV, a apresentadora Ri Chun-hee disse que a detonação foi realizada “com sucesso”.Info – Teste nuclear Coreia do Norte 9/9