Cotidiano

Coreia do Norte celebra teste com novo míssil balístico

NORTHKOREA-MISSILES_

SEUL ? A Coreia do Norte informou nesta segunda-feira, pelo horário local, que testou com sucesso um novo tipo de míssil balístico de médio a longo alcance no domingo, clamando avanços no seu programa de armamentos, em violação às resoluções das Nações Unidas. De acordo com a agência de notícias estatal KCNA, o líder Kim Jong-un supervisionou o lançamento do foguete Pukguksong-2, um novo tipo de arma estratégica capaz de carregar uma ogiva nuclear.

O teste aconteceu na manhã de domingo. De acordo com militares sul-coreanos, o projétil foi disparado às 7h55 a partir da base aérea de Banghyon, no oeste do país, e voou em direção ao leste por 500 quilômetros, caindo no Mar do Japão. A suspeita era que se tratava de um míssil Musuan, de alcance intermediário, com alcance máximo entre 3 mil a 4 mil quilômetros, capaz de atingir o Alasca.

Trata-se do primeiro teste com mísseis desde que Donald Trump assumiu a Casa Branca. O temor é que a Coreia do Norte se torne capaz de construir um míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês), que possa atingir a zona continental dos EUA.

A Coreia do Norte já conduziu cinco testes nucleares, sendo dois deles no ano passado. Entretanto, suas alegações de ter desenvolvido tecnologia de miniaturização, para inserção das ogivas em mísseis, ainda não foi verificada por fontes independentes.

A KCNA informou ainda que o míssil foi disparado num ângulo que considerou a segurança dos países vizinhos. O Pukguksong-2 é movido a combustível sólido, que fornecem maior alcance aos projéteis, além de agilizar os lançamentos, por ser de mais fácil abastecimento. Dessa forma, a identificação de um ataque iminente se torna mais difícil.

O teste desse domingo foi duramente condenado pela comunidade internacional. Num resort na Flórida, Trump e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, falaram de uma ?frente unida? entre os dois países contra as ameaças norte-coreanas.