Cotidiano

Coreia do Norte ataca acordo entre Coreia do Sul e seu 'inimigo' Japão

SEUL ? A Coreia do Norte atacou nessa sexta-feira o acordo de compartilhamento de inteligência estabelecido entre Coreia do Sul e Japão, acusando Seul de um ato grave de traição com o “inimigo” do povo coreano.

O acordo para compartilhar a inteligência em defesa – em grande parte impulsionado pela crescente ameaça de programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte – foi alcançado e provisoriamente assinado em Tóquio na segunda-feira.

A decisão foi controversa na Coreia do Sul, onde o legado de um duro domínio colonial japonês de 1910 a 1945 na península coreana gerou um profundo sentimento anti-japonês e a crença de que Tóquio nunca respondeu corretamente pelos abusos daquela época.

As tensões entre a Coreia do Sul e Japão são bem-vindas e até mesmo incentivadas pela Coreia do Norte, que aproveita qualquer oportunidade para conduzir um racha entre os dois aliados militares dos EUA na região.

Um porta-voz para o Comitê de Paz da Ásia-Pacífico da Coreia em Pyongyang inteligência chamou o acordo de “ato hediondo de traição destinado para abafar compatriotas no norte em conluio com o inimigo jurado da nação”.