Cotidiano

Coreia do Norte acusa Coreia do Sul de realizar ataque...com cobras

SEUL — Dessa vez, o motivo da discórdia entre Coreia do Norte e Coreia do Sul não foi pelo lançamento de mísseis ou ameaça bélica. Pyongyang acusa o país vizinho de soltar cobras na fronteira num “astuto esquema para desafiar a unidade do país”, relataram fontes.

— No início deste mês, unidades de patrulha de fronteira receberam ordens para capturar cobras antes que elas rastejassem sobre as margens do rio Yalu — contou um morador da província norte-coreana de Ryanggang.

De acordo as fontes, o regime de Kim Jong-un acredita que a agência de espionagem de Seul está por trás do excepcionalmente número elevado de cobras na região.

Alguns miliares, no entanto, não acreditam na versão do governo:

— Eles (soldados) ressaltam que nem mesmo uma criança de três anos acreditaria que a Coreia do Sul iria nos atacar com cobras — disse a fonte.

Apesar do ceticismo, o Ministério da Segurança da Coreia do Norte e outros órgãos públicos já estariam pedindo aos moradores para ficarem alerta para o perigo de cobras em todos os momentos. Em algumas áreas, tem havido rumores de pessoas que morrem por mordidas de cobra.

O regime, segundo fontes, já culpou os Estados Unidos pelo grande número de insetos que assolam campos de milho no país.