Cotidiano

Copel realiza audiências públicas para novo projeto de usina

Os eventos serão realizados nos municípios de Pato Branco, no dia 12 de maio, e Coronel Vivida, no dia 13 de maio

Copel realiza audiências públicas para novo projeto de usina

A Copel vai realizar audiências públicas de apresentação dos estudos feitos para o licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Salto Grande, prevista para o rio Chopim, no sudoeste do Paraná. Os eventos serão realizados nos municípios de Pato Branco, no dia 12 de maio, e Coronel Vivida, no dia 13 de maio.

As audiências acontecem no período da noite, das 19h às 22h, e em formato misto – presencial e virtual. “Devido à pandemia da Covid-19, as plenárias presenciais serão realizadas com número reduzido de participantes, atendendo aos decretos municipais e estadual e seguindo as orientações de distanciamento, aferição de temperatura, uso de máscaras e álcool em gel”, explica o superintendente de Negócios de Geração, Transmissão e Distribuição da Copel, Samuel Alves Barbosa.

A reserva de vaga será por ordem de inscrição. Também haverá a transmissão ao vivo pela internet, conforme autorizado pelas resoluções Conama nº 494/2020 e Agepar nº 021/2020. As inscrições e o acesso aos links das audiências devem ser feitos pelo site www.usinasaltogrande.com.br.

Programação 

As audiências são reuniões abertas para discussão de assuntos de interesse público, como a construção de usinas hidrelétricas. Elas fazem parte da fase de licenciamento ambiental prévio, quando se avalia a viabilidade do empreendimento.

Durante os eventos, serão apresentados os estudos e o relatório de impacto ambiental (EIA-Rima) do projeto e a população pode participar com perguntas e sugestões.  As audiências públicas da Usina Salto Grande serão coordenadas por representantes do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT – antigo IAP), órgão responsável pela emissão de licenças ambientais no Estado.

Também participarão profissionais da Copel e da empresa responsável pelos estudos ambientais – que apresentar resultados das pesquisas, características do projeto e seus impactos, esclarecendo dúvidas dos participantes.

Salto Grande 

A Usina Salto Grande está prevista para o rio Chopim, abrangendo áreas dos municípios de Coronel Vivida e Pato Branco (PR). A potência prevista é de 49 megawatts (MW), o que corresponde à capacidade de gerar energia para atender 135 mil pessoas.

Serviço: 

Audiências públicas do projeto da Usina Salto Grande 

Dia 12/05/2021 (quarta-feira), em Pato Branco (PR), das 19h00 às 22h00. 

Dia 13/05/2021 (quinta-feira), em Coronel Vivida (PR), das 19h00 às 22h00. 

Participação virtual ou presencial (limitada ao número de vagas). 

Inscrições pelos canais oficiais: 

Site: www.usinasaltogrande.com.br