Cotidiano

Copacol investe R$ 40 milhões em Unidade de Produção de Leitões

Cooperativa tem 120 produtores que criam 18 mil suínos por mês

Cafelândia – A diretoria da Copacol acaba de inaugurar a UPL (Unidade de Produção de Leitões), de Central Santa Cruz, distrito de Cafelândia. Com investimentos de R$ 40 milhões, a nova estrutura tem a capacidade de alojar 4,2 mil matrizes de suínos, que vão produzir aproximadamente 8,6 mil leitões por mês.

A Copacol conta com 120 produtores integrados que criam 18 mil suínos por mês. Com a inauguração da UPL de Central Santa Cruz, aliadas às UPLs de Formosa do Oeste e Jesuítas, esse número vai chegar a 26 mil suínos por mês a partir de junho de 2016, e ampliará para 180 suinocultores associados.

Um dos diferenciais dessa nova estrutura é a tecnologia, com destaque para o sistema de climatização, com os equipamentos mais modernos disponíveis no mercado.

Outra inovação é a adoção do programa de genética líquida, no qual todo o sêmen utilizado para as inseminações artificiais é produzido e transportado semanalmente de uma das centrais de reprodutor mais modernas e seguras do Brasil, localizada em Fraiburgo, interior de Santa Catarina.

Evolução e investimentos

Segundo o presidente da Copacol, Valter Pitol, com a evolução da atividade e os investimentos feitos ao longo de 30 anos na atividade várias famílias têm a oportunidade de aumentar a renda com a suinocultura.

“Estamos investindo para atender a nossa cota de produção de suínos para a Frimesa e também para garantir a sustentação dos nossos produtores e gerar novas vagas para os associados entrar na atividade e produzir com segurança e rentabilidade”, afirma o presidente Pitol.