Cotidiano

Copacol entrega Manual da Avicultura

Cafelândia – Dar assistência e estar ao lado dos cooperados para atender suas necessidades quanto às atividades integradas são preocupações da Copacol. Por isso, a cooperativa de Cafelândia lançou mais uma edição do Manual da Avicultura, que orienta os produtores quanto às normas e os procedimentos para a produção de frango de corte.

Também são destacadas informações sobre as exigências de mercado, consumo e de entidades governamentais, focadas às boas práticas de produção, bem-estar animal, biosseguridade e meio ambiente, como explica o supervisor de assistência técnica da avicultura, André Marca.

“Para produzir alimentos com qualidade e rentabilidade, é preciso ter conhecimento técnico e cientifico sobre a atividade. Por isso, lançamos este manual para que os cooperados adotem essas orientações e acompanhe as mudanças tecnológicas do setor”, destaca André.

O conteúdo apresentado se refere aos manejos pré-inicial, do lote, pré-abate, programa de luz, pesagem do lote, vacinação, compostagem, limpeza e desinfecção, biosseguridade, bem-estar animal, fechamento do lote e assistência técnica, entre vários outros assuntos.

Para o produtor Edilson Fabris, o manual contribui muito para a atividade no dia a dia, porque possui informações importantes e necessárias para melhorar cada vez mais os cuidados com as aves.

“Além das orientações técnicas que nós temos, procuro acompanhar as informações contidas no manual, porque precisamos estar sempre informados quanto os cuidados e as melhorias que podem ser feitas e assim obtermos os melhores resultados a cada lote”, enaltece Edilson.

O avicultor que é de Nova Aurora possui um aviário com capacidade para 19 mil aves, totalmente moderno, que tem obtido ótimos índices zootécnicos e consequentemente ótima rentabilidade.

Uma soma de fatores

Os ótimos resultados são um conjunto de fatores essenciais que garantem a produção desejada, como explica o gerente de integração de aves, Douglas da Silva. O veterinário ressalta a importância da dedicação diária dos produtores para realizar os manejos necessários, de acordo com as orientações de técnicas.

“Os cuidados que os produtores têm são essenciais para que as aves se desenvolvam da melhor maneira e assim a carne chegue até a mesa do consumidor com uma excelente qualidade e procedência. Da mesma forma, a Cooperativa busca a excelência em todos os processos de produção e cadeia avícola para atender todas as exigências do consumidor e do mercado”, destaca Douglas.

Neste sentido, o gerente ressalta a importância do Manual da Avicultura, para que os produtores tenham mais informações quanto os manejos diários na atividade.