Cotidiano

Copacol alcança desempenho histórico em engorda de suínos

quesito conversão alimentar ajustada para 100 kg de peso vivo atingiu 1,779. Já a conversão alimentar ajustada de carcaça chegou a 2,472

Cafelândia – A Cooperativa Agroindustrial Consolata de Cafelândia conquistou desempenho histórico em engorda de suínos em parceria com a cooperada Marinez Natalina Buss de Bortoli. O quesito conversão alimentar ajustada para 100 kg de peso vivo atingiu 1,779. Já a conversão alimentar ajustada de carcaça chegou a 2,472. Segundo o gerente de Integração de suínos e leite da Copacol, Émerson Paulo De Bastiani, o lote também teve resultado expressivo nos demais índices.

Para De Bastiani, uma soma de fatores proporcionou alcançar esses números. “Eu acredito que chegar a esse desempenho, que é comparado ao desempenho de avicultura, é multifatorial. Nós não podemos citar um ou outro fator como principal. É uma soma. No meu ponto de vista, contar com os pilares da suinocultura muito bem harmonizados é o fundamental: boa nutrição, boa genética, ambiência, manejo com equipe técnica e sanidade consegue fazer com que isso aconteça”, diz.

A modalidade de trabalho da cooperativa é com animais sexados, com uso da imunocastração, com uso de ractopamina. Segundo o gerente, não se tem conhecimento de um resultado parecido com o da Copacol em outra integradora do Brasil. “Nesse nível de conversão alimentar eu não conheço resultado parecido. Por isso nossos parceiros nos dão o título de melhor desempenho de lote de engorda do Brasil”, diz com orgulho do trabalho realizado em equipe.

A Tectron é parceira da Copacol desde 2006 e fornece a nutrição para uma das UPLs da cooperativa e todas as fases de engorda. “A Tectron eu definiria, como uma empresa inovadora, que busca o que se tem hoje no mundo à disposição para maximizar os desempenhos. É uma empresa fundamental, pois consegue trazer até nós o novo, o melhor para que esse suíno possa expressar todo o potencial”, salienta. 

Workshop

O desempenho recorde foi apresentado ao público durante o 1º Workshop Tectron de Suinocultura, em uma palestra conduzida por De Bastiani, no dia 6 de outubro, em Toledo. Na ocasião, ele mostrou o resultado zootécnico, as estruturas da cooperativa, o trabalho desenvolvido e os desafios a serem vencidos.  

Como forma de parabenizar a cooperativa pelo resultado, o presidente da Tectron, Daniel Pigatto Monteiro aproveitou o evento para entregar a De Bastiani e ao superintendente de integração, Irineu Dantes Peron, uma placa com os dados do desempenho histórico gravados e desejar longa parceria.

Alcançar excelentes resultados não significa que o trabalho está concluído. A meta da cooperativa, conforme De Bastiani, ainda é produzir 50 mil cabeças de suínos por mês a partir de 2022, meta que está alinhada com o Propósito Estratégico da Copacol e ao crescimento programado da central Frimesa.