Política

Coordenador regional é exonerado do Estado

Corbélia – Saiu no Diário Oficial do Estado do último sábado (30) a portaria de exoneração do então coordenador regional do governo do Estado na região oeste Eliezer José Fontana. A exoneração de Eliezer foi assinada pela governadora Cida Borghetti e pelo chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico, ainda na última sexta-feira (29), após o Estado ser notificado sobre a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Melo determinando o desligamento imediato de Eliezer do cargo público a partir de medida cautelar ajuizada por Clóvis Bombarda, ex-prefeito de Corbélia.

O ministro considerou prática de nepotismo a nomeação do ex-coordenador regional uma vez que sua esposa, Lizmari Vieira do Prado Fontana, já ocupava cargo comissionado no Estado. O ministro ressaltou ainda que a nomeação de Eliezer durante o Governo Beto Richa descumpriu a determinação da chamada Súmula Vinculante de número 13, que trata da prática de nepotismo. Como Lizmari foi nomeada antes de Eliezer, coube a ele deixar o governo

Derrubado por inimigos

Eliezer Fontana distribuiu uma carta sobre sua saída do governo, atribuindo a exoneração à força de “inimigos”. O ex-prefeito de Corbélia foi alvo de uma ação popular movida pelo também ex-prefeito Clóvis Bombarda, conhecidos adversários políticos na pacata cidade de Corbélia.

Além de pedir que Eliezer fosse declarado ficha suja devido a uma condenação em segunda instância, o grupo político também ajuizou a ação por nepotismo. Na primeira, perderam porque a legislação estadual só considera ficha suja condenados em ações transitadas em julgado. Na outra, ganharam em primeira instância, o governo recorreu e derrubou no Tribunal de Justiça, e então foram ao STF, onde o ministro Marco Aurélio deferiu o pedido.

Embora Eliezer já tenha até protagonizado episódio de ameaças a uma jornalista do Jornal O Paraná devido à reprodução desses acontecimentos, o jornal nunca tomou lado na questão e apenas noticiou todos os acontecimentos, inclusive sempre deu espaço para que Eliezer se manifestasse, em todas as reportagens já publicadas.