Cotidiano

Cooperativas de carne abrem portas para os pecuaristas

A cooperativa tem 66 associados do Paraná e vende todos seus produtos no Estado

Cascavel – A inserção dos produtores rurais no mercado das carnes foi tema do Workshop “Acesso ao Mercado de Carnes”, realizado ontem, no 2º Show Pecuário. Dirigentes das cooperativas Aliança (Guarapuava), Maria Macia (Campo Mourão) e Padrão Beef (Cascavel) apresentaram como as empresas funcionam e como os pecuaristas podem associar-se a elas.

Quem fez a apresentação da Padrão Beef foi o médico veterinário Erni Bublitz, gerente da empresa. A cooperativa tem 66 associados do Paraná e vende todos seus produtos no Estado.

A gerente do departamento técnico, Marina Azevedo, apresentou a cooperativa Aliança aos visitantes. A empresa trabalha com novilhos precoces (20 meses) e cordeiros. A prioridade da empresa é abater animais pertencentes ao programa carne angus certificada, da Associação Brasileira de Angus. Atualmente são 107 integrados e para participar, é preciso seguir algumas exigências.

A cooperativa Maria Macia, de Campo Mourão, foi divulgada por Paulo Emílio Prohmann, diretor secretário da empresa. A Maria Macia abate em média 1.050 animais por mês e teve um faturamento de R$ 47 milhões em 2015.