Cotidiano

Cooperativa está com mais de 500 vagas abertas frente crise e desemprego crescente no País

Agronegócio oferece vagas e é o pilar para enfrentamento à crise causada pela covid-19

Cooperativa está com mais de 500 vagas abertas frente crise e desemprego crescente no País

O agronegócio vem garantindo a renda das cidades do Oeste do Paraná, mesmo diante a pandemia do novo coronavírus que trouxe impactos negativos à economia mundial. Com a demanda por alimentos, o campo manteve o ritmo de trabalho tomando todas as precauções para prevenir a covid-19. A força do meio rural tem mantido a movimentação financeira em setores importantes, como o comércio, construção civil e serviços em nossa região.

Em levantamento recente da Pnad Covid19, versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua realizada com apoio do Ministério da Saúde, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) constata que houve crescimento de 20,9% de desempregados entre maio e julho. O País encerrou o mês de julho com 12,2 milhões de desempregados, 2,1 milhões a mais que o registrado em maio.

Enquanto o sudeste teve alta de 25% em três meses na taxa de desempregados (5,8 milhões de brasileiros), o sul teve aumento de 14% (1,5 milhão). Nordeste teve aumento de 23% (2,9 milhões) e norte alta de 21% (949 mil). A taxa atual de desempregados no Brasil é de 13,1%, totalizando 12,8 milhões de pessoas.

Com as mesmas dificuldades do restante do Brasil, o Oeste do Paraná já se adaptou à nova realidade, mas com um diferencial importante: as empresas estão em busca de trabalhadores, oferecendo benefícios importantes aos futuros colaboradores. A agricultura e suas diversas atividades relacionadas a agroindústria são consideradas precursoras para conseguir contornar o cenário de crise no estado.

Na Unitá, em Ubiratã, ano passado foram abatidas mais de 75 milhões de cabeças de aves, totalizando em 180 mil toneladas de carne de frango. A Cooperativa emprega mais de 4,3 mil colaboradores e tem oportunidade de sobra para moradores de toda a região. Neste momento estão abertas mais de 300 vagas – a maioria para auxiliar de produção. São 350 mil aves abatidas por dia e é a meta é chegar a 380 mil. A contratação é praticamente imediata. “O campo demonstra sua força mais uma vez dando sustentação para a economia estadual e nacional. Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo momento em que passamos no mundo, geramos oportunidades e estamos com centenas de vagas abertas e espera de candidatos”, diz o diretor-presidente da Cooperativa, Valter Pitol.

Com sete anos em funcionamento, a Unidade Industrial da Unitá é mantida em uma parceria entre Copacol e Coagru – por meio de seus respectivos cooperados, ambas produzem o frango no campo, para que sejam abatidos na Unitá, em Ubiratã.

RH A TODO VAPOR

Em Cafelândia, na Copacol, cooperativa que tem a Unitá como parceira, o setor de Recursos Humanos tem uma atuação intensa neste período, com a seleção de candidatos. Só neste ano nas duas empresas foram mais de 7 mil entrevistas. O uso de ferramentas on-line tem facilitado o recrutamento, reduzindo as distâncias no primeiro contato após a inscrição do currículo. De janeiro até agora a Unitá realizou 2.068 contratações e a Copacol 2,8 mil. “Atuamos em todos os processos, desde a produção, processamento, industrialização e logística. A cooperativa gera oportunidades em áreas técnicas onde os profissionais podem crescer no cargo”, afirma Júlio Cézar de Melo, supervisor de Gestão de Pessoas.

Já a Copacol conta com 10 mil colaboradores e está com outras 200 vagas abertas em setores operacionais, administrativos, técnicos e de gestão. Para quem está em busca do primeiro emprego há oportunidades de estágio, trainee e Jovem Aprendiz. A atuação dos futuros colaboradores será entorno das atividades da cooperativa: piscicultura, avicultura, bovinocultura de leite, suinocultura e agrícola. Os colaboradores contam com benefícios, como prêmio produção quando não há faltas sem justificativas, restaurante industrial, vale-alimentação e PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS

Para facilitar o processo durante a pandemia, o recrutamento é feito pelo WhatsApp. O candidato pode enviar uma mensagem para os telefones (45) 99915-3269, (45) 99963-6842, 99918-9916 para agendar entrevistas. Quem já passou pela empresa, mas saiu por qualquer outro motivo também poderá tentar uma nova oportunidade, enviando mensagem para o (45) 99998-0295. É preciso enviar o nome completo, cidade de origem e número do CPF.

CURSOS AOS JOVENS

Para fomentar a formação de colaboradores, a Unitá desenvolve cursos e treinamentos, inclusive para jovens que estão interessados em ingressar no mercado de trabalho. A Unitá abriu recentemente mais uma turma para o Programa Jovem Aprendiz Industrial, para pessoas entre 18 e 22 anos, que estejam cursando o ensino médio ou o ensino superior. “O programa não exige experiência profissional, pois tem como foco qualificar os participantes com curso de formação em várias disciplinas, as quais contribuirão muito para o seu desenvolvimento pessoal e profissional”, explica a coordenadora do Programa, Kelly Niclesvki.