Agronegócio

Cooperativa da região é destaque na geração estadual de empregos

Com a divulgação de 9.427 colaboradores no seu último Relatório do Conselho de Administração, a Copacol é a cooperativa que mais gerou e tem gerado empregos no Paraná. A avaliação da empresa é de que esses números expressivos têm uma grande importância nas cidades que contam com as unidades que, em sua maioria, têm na Copacol a maior geradora de empregos.

Em Cafelândia, cidade-sede da cooperativa que conta com mais de 16 mil habitantes, quem não trabalha na empresa tem algum aparente ou amigo que trabalha.

Além da geração de empregos nas cidades, a Copacol também conta com aproximadamente 6 mil associados que trabalham e geram empregos nas suas propriedades rurais por meio das atividades que a cooperativa trabalha em parceria como agricultura, avicultura, piscicultura, suinocultura e bovinocultura de leite.

Também são gerados mais de 2 mil empregos na Cooperativa Central Unitá com sede em Ubiratã, onde a Copacol é sócia com a Coagru.
“Com o trabalho de cada associado, colaborador e os nossos parceiros estamos promovendo o desenvolvimento da nossa região e, para a Copacol, mais importante do que gerar empregos, é promover o desenvolvimento das pessoas por meio do trabalho”, destaca o presidente da Copacol Valter Pitol.

Cooperativismo paranaense

As 221 cooperativas registradas na Ocepar são responsáveis pela geração de 3,8 milhões de postos de trabalho, dos quais mais de 92 mil empregos diretos. Em cerca de 100 dos 399 municípios do Paraná, as cooperativas são as maiores empresas, proporcionando resultados positivos e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estão instaladas e, por extensão, a toda população paranaense. Em 2017, o setor alcançou faturamento de R$ 70,3 bilhões.