Agronegócio

Coopavel envolve gerentes e líderes em evento sobre gestão e inovação

O presidente Dilvo Grolli falou de liderança, superação e da importância de cada um nos processos de atualização e aprimoramento observados já há dois anos

Coopavel envolve gerentes e líderes em evento sobre gestão e inovação

Gerentes e colaboradores de áreas estratégicas da Coopavel participaram na manhã de terça-feira, 22, da terceira edição do Seminário Vencer é Incrível, que aborda mudanças estruturais e comportamentais que buscam conduzir a cooperativa a um novo estágio no seu processo de gestão e posicionamento no mercado. As palestras foram conduzidas por professores da Academic Ventures, assessoria técnica especializada contratada para conduzir a Coopavel nesse percurso.

O presidente Dilvo Grolli falou de liderança, superação e da importância de cada um nos processos de atualização e aprimoramento observados já há dois anos. “A Coopavel é uma cooperativa vencedora porque é feita por pessoas vencedoras e que superam desafios. Nenhum vencedor constrói uma empresa derrotada”, pontuou ele. Com 51 anos, a Coopavel é uma cooperativa global e que registrou em 2021 o seu melhor ano, com expansão de 42%. Esse resultado a coloca, em faturamento, entre as cooperativas agroindustriais com maior crescimento do País no período.

As melhorias em andamento em setores estratégicos, como de recursos humanos e marketing, trazem bons resultados e preparam a Coopavel para um novo tempo. Dilvo falou também de mudanças inesperadas na economia mundial geradas pela pandemia e pela guerra entre Rússia e Ucrânia. “Estamos todos em alerta porque há riscos desconhecidos pelo caminho e as consequências do conflito, mesmo que ele termine logo, demorarão tempo considerável para ser superadas”, observa o presidente.

Ao citar que a incerteza é o caminho dos fracos, Dilvo Grolli afirmou que essa busca deve ser alicerçada na responsabilidade e no planejamento, sempre preservando missão, visão e valores da instituição. O que trouxe a cooperativa até aqui, reforçou ele, precisa ser mantido e valorizado, que são a ética, o respeito e o trabalho dedicado de todos. “Estamos envolvidos em uma causa maior, por isso o momento requer mudanças no modelo de gestão, valorizando tudo o que foi feito, porém tendo liberdade e abertura para construir um novo caminho para a superação da crise mundial. Precisamos ser líderes fortes”, destacou o presidente.

Gestão – O professor Joel Souza e Silva falou sobre gestão e de sua relevância em uma corporação como a Coopavel. Ele citou modelos e das contribuições de muitos estudiosos para o contínuo aperfeiçoamento dessa ferramenta. Inovações determinantes ocorreram a partir do ano 2000, com o advento da era da tecnologia digital. “O método é o instrumento para se chegar à meta e em gestão todos os recursos (humanos, financeiros, materiais, equipamentos, entre outros) são importantes e devem ser considerados”, afirmou Joel.

Ideias – Estimular os colaboradores a gerar ideias e a auxiliar continuamente com melhorias na empresa foi um dos apontamentos feitos pelo professor Hélio Gomes de Carvalho, elencando a inovação como uma aliada de empresas longevas e de sucesso. Para que ideia, inovação, oportunidade, intenção e execução acontecem deve-se ter um ambiente propício. “E a Coopavel, com o Espaço Impulso (hub de inovação para o agronegócio inaugurado no Show Rural), conta com as condições especiais para que essas ideias apareçam e frutifiquem”.

Por sua vez, o professor Zaki Akel Sobrinho tratou sobre importância e resultados dos projetos colocados em prática nos últimos dois anos na cooperativa. “O engajamento e a resiliência da equipe nas áreas de pessoas, inovação e marketing, e o entendimento do papel de cada um nesse processo de transformação e de aumento da competitividade da cooperativa, têm sido determinantes para o sucesso do que todos estamos fazendo aqui”, afirmou Zaki.

Assessoria Coopavel –