Cotidiano

Coofamel comemora conquista de prêmio estadual

Curitiba – A Coofamel (Coopaerativa Agrofamiliar Solidária) foi premiada com o segundo lugar do Estado na categoria “Alimentos de Origem Animal” e atestados de conformidade do Selo Alimentos do Paraná. A premiação veio pouco mais de um mês depois de a cooperativa receber a certificação do Selo Alimentos do Paraná. Ao todo, em cinco categorias, são 101 micros e pequenas indústrias do Estado que passam pela análise.

A entrega dos atestados de conformidade foi feita nesta semana, no Sebrae, em Curitiba.

A certificação atesta a eficiência de processos de acordo com as exigências legais de segurança e qualidade alimentar, além da gestão empresarial, dentro do Modelo de Excelência da Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade.

O Selo Alimentos Paraná foi concedido à Coofamel em fevereiro de 2018 e compreende um processo gerido pelo Sebrae, com as Federações do Comércio (Fecomércio) e da Indústria (Fiep), da Apras (Associação Paranaense de Supermercados) e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), com avaliação, plano de ação corretiva, análises laboratoriais, reavaliação e auditoria, avaliado pelo Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná).

Qualidade

“As empresas que recebem o Selo estão assegurando aos clientes que os produtos são reconhecidos, certificados e têm qualidade”, ressalta o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

O reconhecimento pelo atestado de conformidade é estimulante: “Ficamos muito felizes, tendo em vista o pouco tempo de certificação pelo Selo Alimentos do Paraná que possuímos”, frisa o presidente da Coofamel, Wagner Gazziero. “Fomos reconhecidos em fevereiro e agora já conquistamos esse prêmio. Isso é muito satisfatório e mostra que o nosso produto é de qualidade”.

Premiação

Dentre as 15 indústrias premiadas no Estado do Paraná, a região oeste conquistou três atestados em duas categorias. Em “Alimentos de Origem Animal” foram condecoradas em primeiro lugar a empresa Samollé, de Quatro Pontes, e, em segundo, a Coofamel. No quesito “Alimentos de Origem Vegetal”, a Botânica Hortifruti, de Toledo, conquistou o primeiro lugar.