Cotidiano

Convênio garantirá espaço para oficinas profissionalizantes

Colégio Estadual de Educalção Profissionalizante de Curitiba - Boqueirão. Foto: Jaelson Lucas/ANPr
Colégio Estadual de Educalção Profissionalizante de Curitiba - Boqueirão. Foto: Jaelson Lucas/ANPr

O prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos e a presidente de honra do Provopar, Fabiola Paranhos, assinam convênio com a Fundação Banco do Brasil para liberação de recursos que irão garantir a construção de duas salas de capacitação. A solenidade acontece na Cozinha Social do bairro Interlagos, às 9h30 desta terça-feira (12).

Quando estiverem concluídos, os dois espaços abrigarão a Oficina de Trabalhos Domésticos e a Oficina de Corte em Costura, já em andamento em estrutura improvisada. De acordo com Fabiola, o público-alvo são pessoas em vulnerabilidade social e que tenham interesse em aprender ou atualizar-se em um novo ofício.

“Este projeto tem por objetivo viabilizar uma casa modelo para o desenvolvimento de uma Oficina para Trabalhadores Domésticos e uma sala para a realização da Oficina de Corte e Costura. Com os cursos, pretendemos capacitar pessoas para o mercado de trabalho, com conhecimento, bem como estimular o empreendedorismo e/ou encaminhá-las para o mercado de trabalho”, explica Fabiola.

A proposta é de uma edificação simples e racionalizada, atendendo aos critérios básicos para o funcionamento das atividades de ensino e aprendizagem. No espaço, o dimensionamento dos ambientes internos foi projetado levando-se em consideração os equipamentos e mobiliários adequados ao bom funcionamento das oficinas.

O Provopar destaca que o projeto é destinado à população de um modo geral, especialmente às famílias em situação de vulnerabilidade social,  com prioridade para usuários de serviços sociais, programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais. As formas de acesso dos usuários podem ocorrer através de procura espontânea; busca ativa; encaminhamento da rede socioassistencial e por meio das demais políticas públicas.

Fonte: Secom