Cotidiano

Convênio abre crédito a compra de materiais

Reformas e novas obras serão incentivadas em parceria com juros dos mais baixos do mercado

Cascavel – Uma parceria assinada há poucos dias abre novas perspectivas de comercialização de materiais de construção civil na região Oeste. Com facilidades de crédito e taxas bem inferiores às praticadas pelo mercado, há expectativa de crescimento dos negócios do setor e, gradualmente, de geração de novos postos de trabalho. O convênio acaba de ser firmado entre o Sicoob Credicapital, de Cascavel, e a Acomac, a Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Oeste do Paraná.

“Esse é um importante sinal de confiança que a entidade coloca em uma cooperativa que cresce a índices vigorosos”, afirma o  diretor do Sicoob Credicapital Valdir Pacini. O convênio é muito bem-vindo, segundo o presidente da Acomac, Valdecir da Luz Barcelos. O crédito abrangerá inclusive pequenas obras e reformas, que passam a ganhar corpo em municípios da região. “Todos têm muito a ganhar com essa parceria”, afirma ele, que representa setor formado por mais de 250 empresas que, juntas, geram cerca de cinco mil empregos no Oeste.

O convênio vai assegurar acesso facilitado ao crédito às pessoas que vierem a comprar materiais de construção nas empresas filiadas à Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Oeste do Paraná. Elas também precisarão ser cooperadas do Sicoob Credicapital. O crédito disponibilizado poderá ser quitado em prazos de 24 a 48 meses, com taxas que ficam, segundo a operação escolhida, de 1,8% a 3,5% ao mês, das mais baixas para esse tipo de operação atualmente disponibilizadas pelo mercado.

O  diretor de Negócios da cooperativa, Waldemar Paetzold, informa que a liberação dos recursos, por meio da parceria, observará alguns critérios simples, já que uma das preocupações é desburocratizar processos. Entre os aspectos considerados estarão avaliação de crédito e análise cadastral, seguro prestamista  e  quotas-capital com valor a partir de R$ 150. O convênio às linhas de crédito tem validade no período de 1º de abril de 2016 a abril de 2017 e, com a anuência das partes, há a prorrogação automática por prazo de mais um ano.

Benefícios

Na parceria, os associados da Acomac terão benefícios ao se integrarem como cooperados ao Sicoob Credicapital. Entre eles estão conta-corrente com pacote de isenção por seis meses e disponibilidade de taxas especiais para migração de domicílio de cartões – novo convênio Sipag ou BIN.

Abrangência

A área de abrangência do convênio entre Sicoob Credicapital e Acomac é nos seguintes municípios: Cascavel, Corbélia, Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques, Boa Vista da Aparecida, Três Barras do Paraná, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Diamante do Sul, Guaraniaçu, Catanduvas, Ibema, Campo Bonito, Braganey, Iguatu e Anahy