Cotidiano

Contratações crescem 1.100% em Cascavel

Cascavel é um dos municípios paranaenses que mais empregaram em setembro, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado nesta semana. No mês, foram abertos 554 postos de trabalho com carteira assinada.

Pela primeira vez no ano, o comércio contratou mais que o setor de serviços. Foram 197 contra 191, respectivamente.

As vagas temporárias e efetivas para o comércio varejista, também pensando nas vendas de fim de ano, estão entre as justificativas, avalia o Sindilojas (Sindicato dos Lojistas e do Comercio Varejista de Cascavel e Região Oeste do Paraná).

O avanço das contratações em Cascavel no mês passado representa acréscimo de incríveis 1.159% se comparado a setembro de 2017, quando o saldo ficou em 44 novas vagas, considerando as efetivações e os desligamentos.

Enquanto a maior parte dos setores avaliados em setembro de 2017 havia demitido mais do que contratado, desta vez o cenário se inverte. Nenhum dos segmentos teve mais demissões do que contratações no mês passado.

Acumulado

No acumulado de janeiro a setembro deste ano, Cascavel registra a abertura de 2.876 postos de trabalho com carteira assinada, das quais 2.074 são do setor de serviços, seguido pela indústria (903).

Em contrapartida, administração pública e agropecuária registram saldo negativo de 258 e 184, respectivamente.

O desempenho anual é superior em 86% do observado no mesmo período de 2017, quando o acumulado era de 1.456 novas efetivações.