Cotidiano

Contratação irregular no HU?

Um servidor público do Hospital Universitário do Oeste do Paraná denunciou ao Hoje News a falta de transparência e divulgação do edital de chamamento público 005/2017, de 24 de agosto deste ano, sobre o credenciamento de pessoa física e jurídica para prestação de serviço na área de enfermagem.

Segundo o denunciante, a necessidade de contratação surgiu após o falecimento de um enfermeiro, que ocorreu ainda em agosto. “Foi feito um chamamento [público] e parece que contrataram um enfermeiro para ocupar a vaga daquele que morreu”, relata.

Acontece que o novo funcionário, conforme o servidor, foi contratado por ser “conhecido” da direção do hospital e por isso houve favorecimento no momento da contratação. “A gente procurou a chefia várias vezes para pedir esclarecimentos sobre o caso, mas nenhuma explicação foi dada”, diz.

Infundada

A denúncia, no entanto, não foi confirmada pela direção do HU. Em nota, o hospital diz que a informação é “infundada, haja vista o fato de que o processo de anuência ainda não é de conhecimento do Governo do Estado do Paraná, em face à Seti [Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior]. Não houve reposição e/ou substituição da referida vaga, sendo que este nosocômio (hospital) aguarda a finalização dos trâmites burocráticos e sucessivas reposições”, informa.

Reposição só pela Seti

Ainda conforme a nota do HU, qualquer contratação ao hospital deve ocorrer via Seti. “Sendo assim, salientamos que o processo de reposição de servidor não cabe a esta Instituição, cabendo apenas o retorno do processo de anuência à mesma diretoria que deu início ao supracitado processo, sendo de responsabilidade única e exclusiva da Seti a reposição de servidores”, diz a nota.

No caso do enfermeiro citado, “a certidão de óbito foi apresentada e entregue diretamente pelos familiares à reitoria desta Universidade [Unioeste] no dia 29 de agosto do presente ano. Foram dadas as sequências de praxe em casos de óbito de servidor da Universidade/Huop pela Diretoria de Desenvolvimento Humano, a qual logo após deu baixa no sistema de Gestão de Recursos Humanos e imediatamente preencheu o processo de anuência da vaga”, conclui.