Cotidiano

Contra o desperdício: Oeste distribui duas mil toneladas de alimentos

Frutas, legumes e verduras doados pela Ceasa beneficiam entidades

Foz do Iguaçu – A região Oeste dá exemplo contra o desperdício de alimentos. Até o mês de dezembro último, 2.025 toneladas de frutas, legumes e hortaliças, ainda em condições de consumo, foram reaproveitadas e distribuídas pelos bancos de alimentos.

O volume corresponde às unidades da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná S/A) de Cascavel e Foz do Iguaçu e foram doados por 74 empresas concessionárias. Durante o ano passado, as doações atingiram o total de 2.079 toneladas.

Todos os produtos que não são comercializados pelas empresas e mercados são entregues diariamente aos bancos de alimentos e com apoio do Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense) chegam até entidades e famílias carentes.

Só na região de Cascavel, 220 instituições foram atendidas. A coordenadora do programa, Elvina Maria Loeff, destaca que praticamente tudo do que é coletado é reaproveitado.

“É um trabalho gratificante, além das entidades, ajudamos igrejas em alguns retiros e famílias que têm pessoas acamadas, fornecendo cestas de alimentos. Com as frutas mais maduras, aproveitamos para fazer polpa de suco e quando há reuniões e eventos nas unidades básicas de saúde, elas são utilizadas”, destaca Elvina.

O Banco de Alimentos de Foz do Iguaçu é parte integrante de um programa municipal operacionalizado pela prefeitura, que trata do abastecimento e segurança alimentar em consonância com as diretrizes do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). Por mês são realizados cerca de dois mil atendimentos entre os programas da secretaria de Assistência Social e instituições da cidade.

(Com informações de Romulo Grigoli)