Esportes

Contra o Atlético de Madrid, Neymar tem chance de retomar protagonismo

64983276_Football Soccer - Barcelona v Leganes - Spanish La Liga Santander - Camp Nou stadium Ba.jpg

A julgar pelo retrospecto, é difícil que Neymar passe desapercebido na partida deste domingo contra Atlético de Madrid, ao meio-dia (horário de Brasília), no estádio Vicente Calderón. Em sua temporada menos goleadora no Barcelona, o craque brasileiro tem uma chance de ouro para retomar o protagonismo no time catalão.

Futebol europeu – 25.02

O Vicente Calderón é o estádio onde Neymar mais balançou as redes na Espanha – sem considerar o Camp Nou, é claro, onde o Barcelona manda suas partidas. O brasileiro balançou as redes quatro vezes em oito aparições no estádio do Atlético de Madrid. Foi lá que o brasileiro marcou seu primeiro gol pelo clube catalão, em agosto de 2013, na decisão da Supercopa da Espanha, quando saiu do banco de reservas e empatou o jogo em 1 a 1 contra o Atlético.

Em 2015, pelas quartas de final da Copa do Rei, Neymar teve atuação de gala no Vicente Calderón. Marcou dois gols na vitória por 3 a 2, que levou o Barcelona à semifinal da competição, e não se intimidou com as provocações dos adversários e da torcida do Atlético. Exibições arrojadas como aquela andam mais escassas nesta temporada, em que o brasileiro tem se destacado mais como garçom do que como protagonista.

Até agora, Neymar fez 30 jogos e balançou a rede 10 vezes na temporada 2016-2017. A média de gols – 0,3 por jogo – é sua menor desde que chegou ao Barcelona, em 2013. Na última temporada, por exemplo, o brasileiro terminou fevereiro com 23 gols marcados em 34 partidas, média de quase 0,7 gol/jogo. Em compensação, Neymar já deu 15 passes que levaram a gols de companheiros de Barcelona nesta temporada, segundo levantamento do “Mundo Deportivo”.

O estilo “low profile” do brasileiro em 2017 se manteve no primeiro encontro entre Barcelona e Atlético de Madrid neste ano, no início de fevereiro, pela Copa do Rei. No mesmo Vicente Calderón, os catalães venceram por 2 a 1 com gols de Messi e Suárez, e Neymar teve atuação discreta.

O Barcelona, é claro, tem todo o interesse em ver o Vicente Calderón despertar o craque brasileiro. Os catalães assumem provisoriamente a liderança do Espanhol em caso de vitória sobre o Atlético. Com 51 pontos, o Barcelona vem logo atrás dos líderes Real Madrid e Sevilla, ambos com 52 pontos. O Real joga mais tarde no domingo, às 16h45m, contra o Villarreal. Já o Sevilla derrotou o Bétis por 2 a 1 neste sábado.