Cotidiano

Contra dinheiro público para campanhas

A proposta da criação de um fundo público de R$ 1,7 bilhão despontou em uma grande discussão popular, já que o dinheiro viria justamente da população para financiar as campanhas eleitorais de 2018.

Como representante da população, o deputado federal Alfredo Kaefer votou contra a criação do fundo. “Com o meu voto contrário, rechaçamos a urgência da aprovação do Fundão no Senado. Eu sou contra o financiamento público de campanha”, ressaltou Kaefer, na Câmara dos Deputados.

Para Alfredo, a criação deste fundo eleitoral é preocupante. “Já vimos este filme nas últimas eleições municipais. Não teve nenhuma campanha de prefeito que não tivesse algum tipo de caixa dois, grande pequeno ou médio. Será que estamos dispostos a ir por esse caminho em 2018?”, disse o deputado ao apontar que o instrumento adequado para as campanhas é a volta do financiamento privado.

Apelo

"Eu faço um apelo aos senadores. Nós aprovamos em 2015 uma PEC que autorizava a volta do financiamento privado. Somos um país capitalista e não tem outra forma de financiar campanhas regulamentadas que não sejam por meio da iniciativa privada. Não é tudo Lava Jato, há muitas empresas, muitos segmentos, dispostos a financiar as campanhas dos políticos, de bons projetos e de boas iniciativas. Falta o Senado votar a PEC do financiamento privado senão todos estaremos extremamente expostos em 2018", completou Kaefer.