Esportes

Contra Coritiba, Fla pode ter vaga direta na Libertadores ou dar adeus ao título

2016_909235001-20160511120719_801.jpg_20160513.jpgA temporada que teve reveses como as eliminações no Carioca, na Primeira Liga, na Copa do Brasil e na Sul-Americana, o problema de saúde de Muricy Ramalho mas marcou também a melhor campanha nos últimos anos no Brasileiro começa a se definir para o Flamengo na noite deste domingo, contra o Coritiba, no Maracanã. A três jogos do fim da competição, o rubro-negro pela primeira vez tem a chance de garantir seu lugar na fase de grupos da Libertadores de 2017. Para isso, precisa vencer o time paranaense e torcer para que o Atlético-MG não vença o Santa Cruz, em Recife, também às 19h30m.

Por outro lado, o Flamengo também pode ver acabar a chance de ser campeão brasileiro, caso não vença e o Palmeiras supere o Botafogo em São Paulo. O fim do sonho já era possível na rodada passada, mas o rubro-negro venceu o América-MG, mantendo-se na briga. Os desfalques da última quarta-feira (o goleiro Alex Muralha, os zagueiros Réver e Rafael Vaz e o atacante Guerrero) retornam ao time, e Zé Ricardo poderá escalar força máxima. Sairão da equipe Paulo Victor, os zagueiros Juan e Donatti e o centroavante Leandro Damião. Até ontem já haviam sido vendidos mais de 38 mil ingressos para o jogo.

PALMEIRAS JOGA ANTES

Ao contrário das últimas três rodadas, desta vez o Flamengo jogará antes do Palmeiras, que recebe o Botafogo às 17h. Quando entrar em campo, o time rubro-negro saberá se uma vitória contra o Coritiba significará se aproximar mais do líder ou apenas manter, para as duas últimas rodadas, chances remotas de ser campeão. O vice-líder Santos, outro concorrente direto na parte de cima da tabela, enfrenta às 17h o Cruzeiro no Mineirão.

A sequência de quatro partidas sem vitórias (derrota para o Internacional e empates contra Corinthians, Atlético-MG e Botafogo) foi interrompida com o triunfo sobre o América-MG na última quarta-feira, mas a atuação esteve longe de ser convincente. Voltar a jogar bem é uma preocupação de Zé Ricardo para o time conseguir vencer os três últimos jogos. Na manhã de ontem, ele comandou um treino tático fechado. É improvável que Zé Ricardo faça mudanças no esquema que usou durante quase todo o campeonato, com dois volantes, dois pontas abertos, Diego concentrando a armação pelo meio e Guerrero na frente. Foi desta forma que o Flamengo viveu seus melhores momentos na temporada, mas também caiu de produção nas últimas rodadas. A recuperação de Éverton, que esteve ausente por lesão justamente na recente sequência negativa é vista como importante para melhorar a produção ofensiva e tornar o ataque rubro-negro menos previsível e mais difícil de ser marcado. Contra o América-MG, Éverton fez o gol do time, mas sentiu falta de ritmo.

Uma preocupação adicional do Flamengo é conseguir a primeira vitória no Maracanã neste Brasileiro. Durante todo o campeonato, com o estádio fechado, o time teve de mandar seus jogos fora do Rio, o que custou desgaste físico aos jogadores, mas também alimentou a esperança de que, se o time chegasse às rodadas finais na briga pelo título, a reabertura do Maracanã aumentaria suas chances.

Não foi o que aconteceu. Em dois jogos, o time apenas empatou com Corinthians e Botafogo. Considerado um adversário de nível mais baixo, o Coritiba ainda não está matematicamente livre da possibilidade de rebaixamento, mas se contentará com um empate.

FICHA DO JOGO:

FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo e Willian Arão; Éverton, Diego e Fernandinho; Guerrero.

CORITIBA: Wilson, César Benítez, Walisson Maia (Nery Bareiro), Juninho e Carlinhos; Amaral, Yan (Iago) e Raphael Veiga; Leandro, Kazim e Kléber.

JUIZ: Ricardo Marques Ribeiro (MG)

LOCAL: Maracanã.

HORÁRIO: 19h30m.