Cotidiano

Contexto: Governador do Amazonas teria pedido apoio de facção

Gov.-Prof-Jose-Melo-de-Oliveira2-328x400.jpgRIO – O governador do Amazonas, José Melo (PROS), foi acusado, em 2014, de negociar o apoio à sua reeleição de uma facção criminosa, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus. O presídio foi palco, anteontem, de uma guerra entre grupos organizados que resultou na morte de 56 detentos.

Um diálogo gravado entre o então subsecretário de Justiça do Amazonas, major Carliomar Barros Brandão, e o traficante José Roberto Fernandes Barbosa, um dos líderes da facção, veio à tona durante a campanha eleitoral.

A gravação foi divulgada pela revista ?Veja? e pelo jornal ?Folha de S.Paulo?.

No áudio, o traficante promete até cem mil votos a Melo para que ele não os ?prejudique?. O representante do governo diz que ?ninguém vai mexer? com os criminosos.

O governo do Amazonas exonerou o major Brandão do cargo e informou na ocasião, em nota, que iria apurar ?a veracidade do conteúdo da gravação?.

?A mensagem que ele (governador) mandou pra vocês, agradeceu o apoio e que ninguém vai mexer com vocês, não?, diz, no áudio, o major Brandão.