Variedades

Contando histórias para o mundo

Sabe aquele momento em que você viaja lendo um bom livro ou ouvindo uma história? Na próxima semana em Cascavel vai ser assim, com um espetáculo que vai te levar para o mundo imaginário das histórias infantis.

O projeto Viramundo chega segunda-feira, dia 23 de Outubro, na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), a partir das 10h contando histórias e encantando crianças de todas as idades.

O projeto Viramundo foi criado com intuito de viajar e levar histórias para todo o território nacional. O contador de histórias Leomir Bruch relata que em 2017 foram contadas milhares de histórias em mais de setenta apresentações no Paraná e Santa Catarina.

Segundo Leo, algumas cidades do Oeste já receberam este projeto. “Já estivemos em Palotina, passamos por Entre Rios, Marechal Cândido Rondon, Toledo e semana que vem em Cascavel, Iguatu e Maripá e ainda pretendemos ampliar o circuito, assim que surgirem oportunidades” explica o contador.

Quem acha que contar histórias é coisa do homem da cobra, se engana. Esse projeto foi criado com base teórica e passou a ser aplicado no segundo semestre de 2017, começou em escolas a bordo de uma Kombi super simpática, apelidada de “Dinorá”. “Eu e meu cachorro, o Dom, de dois anos, queremos levar a Dinorá por todo o território nacional, misturando rimas e cores para os centros de educação infantil, escolas de nível fundamental e médio, feiras, festivais literários, ruas e praças. Também temos o intuito de realizar oficinas de formação de mediadores de leitura e contadores de histórias”, ressalta Leo.

Quem é esse contador de histórias?

Ele é Leomir Bruch, formado em Letras (Português/ Espanhol), pela Unioeste. Atuou na companhia Trapos & Farrapos de 2011 a 2014. Foi professor de Português e Espanhol, mas foi na arte encontrou sua casa. Em 2016 orientou atividades do clube de leitura do Sesc (Serviço Social do Comércio) e fez alguns trabalhos de contação de histórias como voluntário em Florianópolis. Depois disso resolveu montar o próprio espetáculo, que é a menina dos olhos dele, o Viramundo à bordo da Dinorá, a Kombi.