Cotidiano

Consulta pública sobre o Enem tem prazo final adiado em uma semana

consulta pública.pngRIO ? O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliou o prazo da consulta pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o dia 17 de fevereiro. Pelo portal, a população pode opinar, por exemplo, sobre o número de questões, horas de duração e dias em que a prova deveria ser aplicada. A consulta foi aberta no dia 18 de janeiro e terminaria nesta sexta-feira.

Até às 10h desta quinta-feira, 414 mil respostas já haviam sido registradas pelo ministério da Educação (MEC). A participação elevada foi um dos motivos que levaram ao adiamento.

Na consulta, os internautas respodem a quatro questões. A primeira questiona se a aplicação do Enem deve manter o formato atual, em dois dias, ou ser realizada em apenas um dia, com uma prova de até 100 questões e redação, e 5 horas e 30 minutos de duração. A segunda questão questiona se, caso o exame continue sendo aplicado em dois dias, quais deveriam ser adotados: domingo e segunda-feira, que se tornaria um feriado escolar, dois domingos seguidos ou a manutenção do formato atual, com provas no sábado e domingo. Em todos os casos será mantida a redação.

A terceira questão questiona se sobre a aplicação do Enem por computador. Por fim, o participante pode fazer sugestões para o aprimoramento do exame.