Cotidiano

Construtora pede mais 300 dias para entregar Ala de Queimados

Cascavel – A Construtora Brock, de Cascavel, responsável pela construção da Ala de Queimados do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) pediu aditivo de prazo de mais 300 dias para terminar a primeira etapa da obra, iniciada em 2014. O empreendimento, que terá 30 leitos adultos e sete pediátricos, estava previsto para ser entregue em 17 de janeiro de 2017, mas caso a direção do hospital acate o pedido, os atendimentos só serão feitos a partir de setembro do ano que vem.

Conforme a assessoria de imprensa do hospital, o aditivo passa por análise do setor de obras. “Contudo, a direção adianta que não pretende conceder a prorrogação total solicitada pela empresa”, afirma.

O engenheiro corresponsável pela obra, Eduardo Severo Pinheiro, informou que a solicitação foi feita a partir da identificação de pendências técnicas e financeiras, já que o governo estadual não efetuou pagamentos, além de inconsistências no contrato relacionadas à iluminação, forro, urbanização, sistema de captação de água da chuva e instalação de ar condicionado. “Quem precisa resolver essas questões é o contratante, no caso, a Unioeste”, disse.

O valor total da obra é R$ 6 milhões. Com as medições já realizadas, o custo chega a R$ 4.132.303,42, com mais de 60% do empreendimento concluídos. Atualmente, são executados serviços de instalação de pisos e rodapés em porcelanato, pintura externa e retoques na parte interna e instalação de guarda-corpo na rampa de acesso. Segundo a assessoria do HU, ainda não foram executados os serviços de instalação de gases medicinais, fornecimento e instalação de esquadrias (janelas e portas), de bancadas, louças e metais sanitários. Os demais serviços (infraestrutura, superestrutura, alvenarias, instalações, cobertura) já se encontram executados.

“Nos próximos dias serão feitos os serviços de instalação de esquadrias (janelas) e de gases medicinais. Posteriormente, serão instaladas as portas, bancadas, louças e metais sanitários. Concluída esta fase, será iniciada a segunda etapa da obra que contempla ar condicionado, forro e luminárias. Para estes itens, os recursos ainda não foram liberados”, aponta.