Cotidiano

Construções baseadas em extração de madeira podem ser benéficas ao meio ambiente, diz FAO

2011 374922561-2011021715550.jpg_20110217.jpg

RIO ? Um relatório divulgado esta quinta-feira pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) afirmou que o uso de madeira para a produção de objetos, em vez de metal ou plástico, pode contribuir significativamente para reduzir as emissões de carbono.

A produção de móveis, pisos e portas de madeira requer menos energia do que a necessária para a fabricação de peças de alumínio ou plástico. Além disso, os produtos de madeira armazenam praticamente todo o carbono emitido durante sua fabricação.

Diretor-geral assistente para florestas da FAO, René Castro-Salazar ressaltou que o benefício não é válido se a produção for baseada no desmatamento ilegal, que destrói ecossistemas e habitats protegidos.

O desmatamento e a degradação da floresta são responsáveis por 12% da emissão global de gases-estufa. A produção de materiais como concreto, plástico e alumínio demandam uma grande quantidade de combustíveis fósseis.

De acordo com estimativas da FAO, o uso de madeira reciclada em construções e sua queima em combustíveis pode levar a uma redução na liberação de carbono de até 135 milhões de toneladas por ano, valor superior às emissões de toda a Bélgica.